Os ?esquecidos?

0
COMPARTILHE

Ano de eleição, também é época de rever velhos – não na idade para não parecer deselegante – rostos da política: são os ‘esquecidos’ que um dia já brilharam. Em João Pessoa, a tropa de choque já está a postos: Tavinho Santos, Toinho do Sopão – deputado estadual mais votado nas eleições de 2010 – e Aníbal Marcolino. Os três se preparam para concorrer a uma das 27 vagas na Câmara Municipal de João Pessoa. Tavinho e Aníbal já foram vereadores. Toinho até tentou, mas como ‘do Bolo’ e não ‘do Sopão’. Não funcionou.

Tavinho e Aníbal, conhecidos pelos discursos fortes, não concorreram à uma vaga na Casa de Napoleão Laureano, em 2012. Já nas eleições majoritárias de 2014, Tavinho disputou como segundo suplente de Vital do Rego Filho, eleito, mas hoje é ministro do TCU. O primeiro suplente, Raimundo Lira, assumiu o mandato. Como Lira dá sinais que uma vez dentro do Senado, não sairá nem tão cedo, as chances de Tavinho são quase nulas. Resta a Câmara.

Aníbal Marcolino e Toinho do Sopão estavam na Assembleia Legislativa da Paraíba até as eleições de 2014. Os dois concorreram e pelo PEN – na época, partido que abrigou muitos insatisfeitos -, mas ficaram na suplência. Aníbal até que não fez feio na votação (19.615 votos). Já Toinho do Sopão, estrela das eleições de 2010, mais votado na história da Paraíba, passou longe. De 57.592 votos, conseguiu apenas 6.851. Os ‘esquecidos’ estão no páreo, e não falo só desses três, a quem respeito muito. Resta saber se vale a pena ‘ressuscitá-los’. O tempo dirá.

Resposta

“Muitas vezes não é possível se antecipar a um problema que ainda não aconteceu”. Foi o que declarou a presidente da Companhia Docas, Gilmara Temoteo. Segundo ela, o que havia eram especulações sobre a saída do terminal do Porto de Cabedelo e não teria como ir a Petrobras, cobrar.

Análise 1

A coluna entende que não dá para prever, mas aprendi que alguns problemas podem sim ter uma resolutividade antecipada. Haja visto que a crise no abastecimento começou em dezembro.

Análise 2

E, repito, parece que ninguém se deu conta de que essa falta, até então, corriqueira, poderia ser maior do que se esperava. Como se diz lá em “nóis”: “seguro morreu de velho”.

Porto de…

Durante o programa de ontem, o âncora do Correio Debate, Fabiano Gomes, lembrou do Porto de Águas Profundas, pensando e planejado pelo então governador José Maranhão, mas que não foi adiante.

…águas profundas

Não foi adiante, vale ressaltar, não pelo fato de o peemedebista desistir, mas por ter sido duramente criticado. O tema veio à tona em 2015, mas apenas como discurso político.

Seleção

As inscrições para a seleção de alunos com bacharelado em Direito interessados no Curso de Preparação à Magistratura da Escola Superior da Magistratura, seguem até o próximo dia 13. Estão sendo oferecidas 158 vagas distribuídas entre as unidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Reunião conjunta

Coordenador da bancada paraibana na Câmara, o deputado Wilson Filho propôs que seja realizada uma reunião com os 15 parlamentares paraibanos “e quem mais quiser participar”, no final do mês.

Palavra e documento

A reunião seria com o presidente da Petrobras e o ministro das Minas e Energia. Quer um documento, por escrito, mais claro, de que o terminal não sairá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas