Palestra sobre leitura e Semin?rio de Bibliotecas est?o no Agosto das Letras nesta quinta

4
0
COMPARTILHE

Além das atividades da Semana Literária, o projeto Agosto das Letras dá início ao Seminário Estadual de Bibliotecas Públicas e Escolares, que acontece de quinta (20) até sexta-feira (21), no Espaço Cultural José Lins do Rego. O objetivo do evento é discutir a ação desses equipamentos culturais no Estado. A abertura ocorre no auditório da Escola de Música Anthenor Navarro, às 19h, com a apresentação do grupo de trabalho para o Plano do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Paraíba, formatado pelo Sistema Estadual. Autoridades da educação e cultura do Estado participam da solenidade. Em seguida, às 20h, o escritor Frederico Barbosa profere palestra com o tema “Por que ler? E como bibliotecas podem estimular a leitura”.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Na sexta-feira (21), duas mesas redondas ocorrem dentro da programação do seminário. A primeira, às 14h, discute a atuação das Bibliotecas Públicas na Paraíba. A segunda ocorre às 18h e discute a lei federal 12.244/10, que determina que até 2020 todas as escolas públicas terão bibliotecas e um profissional bibliotecário trabalhando no local, em substituição às salas de leitura. Os participantes conversam sobre o tema e propõem caminhos para tornar possível a aplicação da lei nas escolas da Paraíba.

As inscrições online para o seminário foram encerradas na sexta-feira, mas vagas remanescentes podem ser preenchidas na hora do evento. Os certificados de participação serão entregues ao final do evento. A programação completa do Agosto das Letras e formulários de inscrição estão disponíveis no site.

Como parte da programação da Semana Literária, Archidy Picado Filho ministra a oficina de escritor, no auditório 2, das 9h às 12h. À tarde, as crianças podem aproveitar o Momento Quadrinhos com Thaïs Gualberto, no Espaço Infantil da Biblioteca Juarez da Gama Batista, às 15h. No mesmo horário acontece a contação de história no Teatro de Arena com Nelly Pessoa.

À noite, no mezanino 2, há vários lançamentos previstos: “Publicações do TJ”, de Evandro Nóbrega; “Revista Gênius e a cultura paraibana”, de Flávio Satyro; “Correio das Artes”, de Willian Costa, “Publicações do IHGP: memória e criação cultural”, de Joaquim Osterne e Jean Patrício, “Caderneta de fiado”, de Efigênio Moura e “Histórias fantásticas da Paraíba”, de Hilton Gouveia.

De acordo com Tatiana Cavalcante, coordenadora da ação, o Agosto das Letras pretende incentivar a aproximação da população ao conteúdo literário. “Por meio da leitura, contação de histórias, troca de livros e divulgação da produção dos escritores paraibanos, queremos estimular o consumo da literatura e ajudar a despertar nas pessoas, desde crianças a adultos, o interesse por essa arte que proporciona prazer e conhecimento”.

Outra atração da Semana Literária é a roda de diálogo “Conversando sobre Zé Lins”, que teve início na terça-feira (18) e vai até sexta-feira (21), sempre das 9h às 12h, no museu que leva o nome do autor de “Menino de Engenho”. Diariamente, das 15h às 22h, acontece a Feira de Livreiros, no mezanino 2 do Espaço Cultural. Como parte da programação também acontece a primeira mostra de ilustradores de livros com trabalhos de artistas paraibanos. As ilustrações estão expostas na parede externa dos auditórios do mezanino. À noite, o público conta com a presença dos ilustradores. Na sexta-feira, durante o encerramento do Agosto das Letras, os participantes da exposição – cada um com seu traço e estilo – ilustrarão um grande painel coletivo.

O encerramento do Agosto das Letras traz uma programação variada nesta sexta-feira (21). Além das atividades diárias no museu e fechamento das oficinas da Semana Literária pela manhã, o Seminário de Bibliotecas Públicas discute o tema “Atuação das Bibliotecas Públicas no Estado da Paraíba”, na sala de concerto Maestro José Siqueira, às 14h. Participam da discussão Helane Cybelle, bibliotecária responsável pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Sapé; Jocelino Tomaz, fundador e responsável pela Biblioteca Comunitária de Caiçara; Anelise Macedo, Biblioteca Pública Aderbal Piragibe (Cabedelo); e Cybelle Macedo Nunes, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba. Às 15h, o grupo Contação de Rua contará histórias para o público infantil no Mezanino 2.

Às 18h, acontece o Seminário Biblioteca Escolar – Lei 12.244/10: caminhos possíveis/Aquisição pública de livros: visão do processo. A discussão será na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, com as presenças de Rozeane Marinho Ribeiro, da Secretaria Executiva da Gestão Pedagógica da Paraíba, representante da Secretaria Executiva da Gestão Pedagógica do Município de João Pessoa; Rosa Zuleide, professora do DBD/UFPB, Panorama do Ensino dos Cursos de Biblioteconomia; Leonardo Cavalcante, presidente do CRB-15 – Conselho Regional de Biblioteconomia.

Na programação da Semana Literária acontecem os lançamentos dos livros “O Pôr do Sol Literário na literatura paraibana”, de Helder Moura; “História da Paraíba e Samuel Duarte”, de José Octávio de A. Mello; “Publicações da APL”, de Itapuã Boto Targino e outros; “Rádio história e rádio jornalismo”, de Gilson Souto Maior e “O cordel no Vale do Paraíba” (Itabaiana). No encerramento, a atriz Suzy Lopes comanda sarau poético no mezanino 2, onde também ocorre a Feira de Livreiros e lançamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas