Palestra sobre o poeta Leandro Gomes de Barros ? atra??o do Agosto das Letras

9
0
COMPARTILHE

O escritor cearense Arievaldo Viana é um dos convidados da programação do Agosto das Letras. Nesta quarta (19) e quinta-feira (20), das 9h às 12h, na arena da Estação Ciência do Espaço Cultural onde irá ministrar a oficina “A corda cordel em sala de aula”. À noite, às 19h30, ele conduz a palestra sobre o paraibano Leandro Gomes de Barros, considerado um dos mais importantes poetas populares do país, de quem assina a biografia.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

As atividades fazem parte da Semana Literária, que teve início na segunda-feira (17) e se estende até esta sexta-feira (21), integrando o projeto Agosto das Letras. A programação da quarta-feira também traz a oficina “A Objetividade dos objetos: procedimentos criativos para contar história”, com Heráclito Cardoso, no auditório 2, das 9h às 12h. No mesmo horário, no auditório 1, Frederico Barbosa encerra a oficina “Som e imagem na poesia: como impactar com as palavras. À tarde, a partir das 15h, as crianças experimentam o Momento Artes Visuais com Maurise Quaresma no Espaço Infantil da Biblioteca Juarez da Gama Batista. No mesmo horário, o grupo Sala Verde realiza uma contação de história no Teatro de Arena.

À noite, são lançados os livros “São Salabaussírio”, de Archidy Picado Filho; “A tragédia do Major Luís G. de Oliveira”, de Linalda de Arruda Melo; “Encontros e desencontros”, de Marisa Alverga; “Receitas de como se tornar um bom escritor”, de Linaldo Guedes; “Nunca me esqueça”, de Lara Corrêa; “Paixão segundo o metrópole”, de José Bezerra Filho e “Guarabira: missão, vila e cidade”, de Nonato Nunes. Os lançamentos são simultâneos e acontecem no mezanino 2, mesmo local reservado à Feira de Livreiros, às 19h. Logo após, às 19h30, Arievaldo Viana profere a palestra sobre Leandro Gomes de Barros no auditório 1.

Atividades diárias – Outra atração da Semana Literária é a roda de diálogo “Conversando sobre Zé Lins”, que teve início na terça-feira (18) e vai até esta sexta-feira (21), sempre das 9h às 12h, no museu que leva o nome do autor de “Menino de Engenho”. Diariamente, das 15h às 22h, acontece a Feira de Livreiros, no mezanino 2 do Espaço Cultural.

Quinta-feira – Além das atividades diárias da Semana Literária, a programação desta quinta-feira (20) do Agosto das Letras apresenta a oficina do escritor, com Archidy Picado Filho, no auditório 2 das 9h às 12h. À tarde, as crianças podem aproveitar o Momento Quadrinhos com Thaïs Gualberto no Espaço Infantil da Biblioteca Juarez da Gama Batista, às 15h. No mesmo horário acontece a contação de história no Teatro de Arena com Nelly Pessoa.

À noite, no mezanino 2, há vários lançamentos previstos: “Publicações do TJ”, de Evandro Nóbrega; “Revista Gênius e a cultura paraibana”, de Flávio Satyro; “Correio das Artes”, de Willian Costa, “Publicações do IHGP: memória e criação cultural”, de Joaquim Osterne e Jean Patrício, “Caderneta de fiado”, de Efigênio Moura e “Histórias fantásticas da Paraíba”, de Hilton Gouveia.

Seminário Estadual de Bibliotecas Públicas e Escolares – Nos dias 20 e 21 de agosto é realizado o Seminário Estadual de Bibliotecas Públicas e Escolares, que discute a ação desses equipamentos culturais no Estado. A abertura ocorre no auditório da Escola de Música Anthenor Navarro, às 19h, com a apresentação do grupo de trabalho para o Plano do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado da Paraíba, formatado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado da Paraíba. Autoridades da educação e cultura do Estado participam do evento. Em seguida, às 20h, o escritor Frederico Barbosa profere palestra com o tema “Por que ler? E como bibliotecas podem estimular a leitura”.

Na sexta-feira (21), duas mesas de discursão ocorrem dentro da programação. A primeira, às 14h, discute a atuação das Bibliotecas Públicas na Paraíba. A segunda ocorre às 18h e discute a lei federal 12.244/10, que determina que até 2020 todas as escolas públicas terão bibliotecas e um profissional bibliotecário trabalhando no local, em substituição às salas de leitura. Os participantes conversam sobre o tema e propõem caminhos para tornar possível a aplicação da lei nas escolas da Paraíba. As inscrições online para o seminário foram encerradas na sexta-feira, mas vagas remanescentes podem ser preenchidas na hora do evento. Os certificados de participação serão entregues ao final do evento. A programação completa do Agosto das Letras e formulários de inscrição estão disponíveis no site.

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza o projeto “Agosto das Letras” de 14 a 21 de agosto. São oficinas, palestras, feiras, lançamentos de livros, mesas redondas, entre outras atividades de interação com público, escritores e editoras, voltadas aos variados segmentos da área. Três atividades formam o evento: o 1º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos, o Quadrinhos Intuados, que aconteceu de 14 a 16, na Gibiteca e auditórios; a Semana Literária, que teve início na segunda-feira à, com a abertura da Feira de Livreiros, performance poética da atriz Suzy Lopes, contação de história com Dany Danielle, lançamento dos livros “Palimpsexto: uma pauta aberta” e “Vou por aí”, de Hildeberto Barbosa Filho; “Paraíba por si mesma”, de José Octávio de Arruda Mello; exibição do documentário “Horácio de Almeida”, de Alex Santos, além do início da oficina de Frederico Barbosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas