Papa Francisco nomeia novo arcebispo da Paraíba

254
0
COMPARTILHE

O Papa Francisco já nomeou o novo arcebispo da Paraíba. A decisão foi publicada no boletim desta quarta-feira (8), no Vaticano. O cargo estava vago desde o mês de julho do ano passado, quando o agora arcebispo emérito Dom Aldo Pagotto renunciou alegando motivos pessoais.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O novo dirigente da Igreja Católica na Paraíba será Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que respondia pela diocese da cidade de Campina Grande.

Em nota, o administrador da arquidiocese paraibana, Dom Genival Saraiva de França, disse que sabia da escolha do papa desde o dia 20 de fevereiro, quando recebeu o comunicado oficial do Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello.

“Tenho a satisfação de lhe comunicar oficialmente que o Santo Padre Francisco nomeou Arcebispo dessa vacante Arquidiocese da Paraíba o Excelentíssimo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap., transferindo-o da sede episcopal de Campina Grande, Estado da Paraíba”, dizia o comunicado.

A posse de Dom Delson está marcada para o dia 20 de maio. Até lá, o atual administrador continua respondendo pela arquidiocese paraibana. 

 Biografia

Dom Delson será o sétimo arcebispo na Paraíba. Baiano da cidade de Biritinga, a 222 quilômetros de Salvador, o religioso tem 63 anos.

Antes de vir à Paraíba, o religioso já atuou como bispo diocesano de Caicó, 2006, cargo que ficou até 2012, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI para assumir a diocese de Campina Grande.

Ele também responde pela vice-presidência da Regional Nordeste 2, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Boletim divulgado pelo Vaticano traz nomeação de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Foto: Boletim divulgado pelo Vaticano traz nomeação de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz
Créditos: Divulgação

* Matéria atualizada às 10h22 para inserir a biografia no novo arcebispo

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Notícias mais lidas