paraiba-enfrenta-problemas-no-estoque-da-vacina-bcg
Imagem Ilustrativa (Foto: Carol Garcia/Governo da Bahia)

Paraíba enfrenta problemas no estoque da vacina BCG

Apesar do atraso no envio de doses, pediatra esclarece que o atraso na reposição de estoque da vacina BCG não é motivo para preocupação dos pais

227
COMPARTILHE

Pais de recém-nascidos podem ser informados sobre a indisponibilidade da vacina BCG na Paraíba nos próximos dias. O problema no estoque é devido ao atraso na distribuição, feita pelo Ministério da Saúde. Em nota enviada ao Portal Correio, o órgão informou que a situação deverá ser normalizada ainda neste mês de fevereiro. Além da Paraíba, enfrentam problemas no estoque Bahia, Pará, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná. “Cerca de 1 milhão de doses serão distribuídas aos estados brasileiros”, garantiu o Ministério da Saúde.

De acordo com o órgão, 3 milhões de doses chegaram ao país em outubro do ano passado e aguardavam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade (INCQS), que só aconteceu na última semana de janeiro. “Nesse período, o Ministério da Saúde reduziu as entregas e recomendou aos gestores locais o uso racional deste imunobiológico, com o agendamento do público-alvo, considerando que o seu prazo de validade após o preparo é de seis horas”, diz nota.

O pediatra Fabiano de Alexandria, que atua no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, esclarece que o atraso na reposição de estoque da vacina BCG não é motivo para preocupação dos pais. Ele explica que a vacina previne formas graves de tuberculose e normalmente é aplicada quando a criança completa um mês de vida.

“Se atrasar algumas semanas, não há problema porque não existe idade limite para tomar. Até um adolescente, que por ventura não tenha recebido a dose, pode se imunizar. Não há risco de surto de doença, então não é necessário alarde. A situação seria grave, sim, se o problema no estoque fosse relativo às vacinas contra doenças virais. Não é o caso da BCG”, ameniza.

Em 2017, foram distribuídas 8,5 milhões de doses da BCG para todo o país. Em 2016, foram distribuídas 7,6 milhões de doses da BCG para todo o país.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas