Paraibanos sentem a crise e gastos com presentes devem ter redu??o de quase 5% em 2015

10
0
COMPARTILHE

Mais de 63% dos paraibanos afirmaram que vão enfrentar a crise financeira e presentear amigos e familiares durante as festividades de fim de ano. Os dados são de uma pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (IFEP) e mostram que os gastos com presentes devem ficar em torno de R$ 373,22, uma queda de 4,80% em relação ao ano passado.

Leia mais Notícias no Portal Correio

No ano passado, a pesquisa apontou que 87,25% dos paraibanos tinham a intenção de efetuar compras no fim de ano.

Segundo o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, a diminuição do número de paraibanos que vão realizar compras nos últimos dias do ano é responsável pela desconfiança na economia.

“Essa retração na intenção de compras dos consumidores pode ser atribuída, em parte, as incertezas quanto à situação política e econômica do país com taxas de juros elevadas, desemprego crescente, inflação em alta, crédito ao consumidor restrito e caro. Além desses fatores, muitas famílias estão com o orçamento doméstico comprometido com dívidas”, afirmou Marcone Medeiros.

Entre os produtos mais citados como alvo das compras está o vestuário, com preferência de 70,68% dos entrevistados. Em seguida, aparecem como presentes os calçados, para 19,87% dos entrevistados; brinquedos, 18,89%; perfumes, 15,64%; e eletrodomésticos / eletroeletrônicos, 11,73%.

Com isso, a pesquisa apontou que cada paraibano deve gastar em torno de R$ 373,22 com os presentes de fim de ano, uma diminuição de 4,80% nos valores registrados em 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas