Páreo duro em João Pessoa

6
0
COMPARTILHE

A sucessão municipal tem movimentado a política em toda a Paraíba. Na Capital, as pré-candidaturas a prefeito já estão quase todas definidas. O pesadelo do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), pré-candidato à reeleição, está em antigos aliados como o governador Ricardo Coutinho e todo seu agrupamento político no PSB; no senador José Maranhão e em todos os seus aliados do PMDB; em Charliton Machado e em todos os companheiros de PT (origem do gestor); e no jornalista Nonato Bandeira (PPS).

Será um páreo duro, até porque o prefeito perdeu um valoroso articulador político, que é o vice-prefeito. Bandeira articulou bem as candidaturas a prefeito e a governador de Ricardo Coutinho, com quem rompeu posteriormente, integrando-se à vitoriosa campanha de Luciano Cartaxo nas últimas eleições.

O páreo será duro para o prefeito, que, além da professora Cida Ramos (PSB), nome bastante preparado e capacitado, terá pela frente os pré-candidatos do PMDB, Manoel Júnior, do PTB, Wilson Filho, do PT, Charliton Machado, e outros. A verdade é que as eleições em João Pessoa devem ser polarizadas entre a força do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, com Manoel Junior, Charliton Machado e Wilson Filho correndo por fora.

O PSDB, embora seja um partido forte no plano nacional, em João Pessoa não influencia nem contribui para quase nada e está restrito a três vereadoras: Luiz Flávio, que tem forte apelo popular, em parte por causa de sua profissão de médico; Marcos Vinícius, pela sua capacidade articuladora; e Eliza Virgínia, pela penetração que tem em parte do segmente evangélico.

O PSDB ainda não definiu com quem vai marchar nas eleições municipais. Os vereadores Luís Flávio, Marcos Vinícius e Eliza Virgínia preferem o prefeito Luciano Cartaxo. Mas o agora aliando no plano nacional, o PMDB, espera que o partido se decida por Manoel Júnior.

Em caso de uma coligação tucano-peemedebista, o vereador Luiz Flávio seria o melhor nome para disputar com Manoel Júnior, na condição de candidato a vice. Da mesma forma, seria um excelente nome para disputar a prefeitura na condição de vice de Luciano Cartaxo. Como ninguém ainda sabe o destino do tucanato, resta apenas aguardar os acontecimentos.

Por Adelson Barbosa dos Santos

TORPEDO

Nomes de destaque nacional abordarão assuntos pertinentes à engenharia, durante o Congresso Estadual evento preparatório para o Congresso Nacional de Profissionais, importante fórum de discussão sobre as profissões da engenharia e agronomia no País.

De Giucélia Figueiredo, presidente do Crea, sobre evento a ser realizado na Capital, dias 9 e 10 de junho.

Na Câmara de JP

A Câmara de João Pessoa está empenhada em atualizar a legislação que trata dos micro empreendedores individuais, indústrias e empresas. Quem garante é o presidente Durval Ferreira, que quer a desburocratização que só atrapalha esses setores da economia.

Pacote de medidas

Durval Ferreira recebeu dos setores e do Sebrae. Na pauta da reunião, estava um pacote de medidas que podem se tornar projetos de lei (PL) que abrangem as principais demandas dos segmentos e a atualização da legislação.

Violeta formiga

O vereador Marco Antônio (PHS) elogiou o prefeito Luciano Cartaxo pela entrega da revitalização da Escola Municipal Violeta Formiga, no bairro de Mandacaru. Em contrapartida, criticou o descaso com a educação estadual. É a guerra da campanha.

Novo Padrão

“Avançamos na educação municipal com um programa de entrega de escolas em um novo padrão educacional, que está sendo realizado pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT)”, afirmou o líder do prefeito na Câmara.

ZIGUE-ZAGUE

O deputado Zé Paulo (PSB) é um dos fortes nomes na campanha para prefeito de Santa Rita, o terceiro maior colégio eleitoral do Estado. “Vamos tirar Santa Rita do atoleiro”, promete.

O parlamentar do PSB terá o apoio do governador Ricardo Coutinho e espera também ser apoiado pelo ex-prefeito Marcus Odilon, caso este (ou seu filho, Quinto) não seja candidato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas