Partidos come?am a definir l?deres para 2016

25
0
COMPARTILHE

Com a abertura dos trabalhos da Câmara em fevereiro, vários partidos devem mudar suas lideranças. A escolha do líder de cada partido é anual, mas entre os partidos há os que costumam reeleger um único líder, como é caso do PPS, que tem o deputado Rubens Bueno (PR) na liderança desde 2011.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Alguns partidos já definiram seus líderes para 2016, como o PSDB, em que o deputado Antonio Imbassahy (BA) deve substituir o deputado Carlos Sampaio (SP); e o PSD, em que Rogério Rosso (DF) foi reconduzido como líder.

Disputa

As atenções devem se voltar para a eleição do líder do PMDB. O atual líder, Leonardo Picciani (RJ), pretende continuar à frente da liderança neste ano, mas é possível que haja disputa com outra parte da bancada, mais afastada do governo.

No final de 2015, o deputado Leonardo Quintão (MG) chegou a ser escolhido líder do PMDB, em uma disputa entre as alas do partido pelas nomeações para a comissão especial que deve analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. “O PMDB é um partido que historicamente tem suas divergências e debate internamente nosso regimento, inclusive permite as divergências. Portanto, vejo esse processo como algo absolutamente natural”, disse Picciani.

O líder do PMDB deve comandar um bloco com o PEN.

DEM e PT devem eleger seus líderes logo no início de fevereiro. Psol e PCdoB têm adotado rodízios na liderança, mas somente em fevereiro novos nomes devem ser confirmados.

Além de partidos, dois blocos também devem escolher suas lideranças: o bloco PP, PTB, PSC e PHS; e outro formado por PR, PSD e Pros.

Atribuições

Os líderes são responsáveis pela definição da pauta de votação nas reuniões semanais com o presidente da Câmara. Eles também fazem as orientações de seus partidos durante as votações e escolhem os integrantes indicados para todas as comissões da Câmara. Pelo regimento, eles têm direito a usar a palavra em qualquer reunião para defender as ideias de seus partidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas