PB perde 92 cidades no Mapa do Turismo e JP é a única com classificação A

61
0
COMPARTILHE

O número de municípios paraibanos com potencial turístico caiu 68% nos últimos três anos, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Em 2013, 137 cidades apareciam no mapa do turismo no estado elaborado pelo governo federal. Na edição de 2016, divulgada nesta terça-feira (11), apenas 45 aparecem no documento. A capital João Pessoa é a única cidade paraibana entre as 51 com classificação A em todo o país. A categoria representa as cidades com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Agora, o mapa do turismo divide a Paraíba em oito regiões turísticas: Agreste, Costa das Piscinas, Rota das Aventuras nas Serras, Trilhas dos Potiguaras, Cariri, Vale dos Dinossauros, Vale dos Sertões e Brejo. Veja relação completa dos destinos mais abaixo.

Construído em conjunto com os órgãos oficiais do setor, o mapa tem como foco a estruturação e a promoção do setor, de forma regionalizada e descentralizada. Ele serve também para identificar o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada uma das cidades.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos. “Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

Brasil

Em números nacionais, a quantidade de municípios no mapa do turismo caiu 35%. De acordo com o Ministério do Turismo, apenas Pará e Santa Catarina tiveram aumento no número de cidades que aparecem no documento. Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 unidades federativas do Brasil e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

“O mapa é um instrumento de ordenamento que auxilia o governo federal nos estados quanto ao desenvolvimento de políticas públicas para o turismo. Temos trabalhado ultimamente com orçamentos bem aquém do necessário. Então, é importante que o gestor aplique onde esses valores terão um retorno melhor para a região, para o turista e também para as políticas do governo federal”, explica o diretor do Departamento de Ordenamento do Ministério do Turismo, Rogério Cóser.

O novo mapa aponta que 29% dos municípios brasileiros estão nas categorias A, B e C. Eles concentram 93% do fluxo de turistas domésticos e 100% do fluxo internacional. As demais cidades, que representam 71% dos casos, estão entre as categorias D e E.

De acordo com Ministério do Turismo, esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, mas têm papel importante no fluxo regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Confira a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do turismo na Paraíba:

Agreste

Campina Grande

Esperança

Ingá

Brejo

Alagoa Grande

Alagoa Nova

Areia

Bananeiras

Belém

Dona Inês

Guarabira

Lagoa de Dentro

Matinhas

Pilões

Remígio

Serraria

Solânea

Cariri

Boqueirão

Cabaceiras

Salgadinho

Costa das Piscinas

Bayeux

Cabedelo

Conde

João Pessoa

Pitimbu

Rota Aventuras nas Serras

Araruna

Cuité

Nova Floresta

Trilhas dos Potiguaras

Baía da Traição

Lucena

Marcação

Mataraca

Rio Tinto

Santa Rita

Vale dos Dinossauros

Aparecida

Poço de José de Moura

Pombal

Santa Helena

Sousa

Triunfo

Uiraúna

Vieirópolis

Vale dos Sertões

Juru

Maturéia

Patos

São Mamede

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas