PB tem 161 munic?pios com risco iminente ou alerta de epidemia de zika v?rus e dengue

25
COMPARTILHE

A Paraíba tem 54 municípios com risco iminente de surto de dengue, chikungunya ou zika e outros 107 municípios em alerta para o mesmo risco. Os dados referentes ao problema foram divulgados nesta terça-feira (24), a partir do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde. Acesse aqui o levantamento completo e veja as cidades paraibanas com risco iminente de epidemia.

Leia também:

* Maternidade de João Pessoa registrou 17 casos de microcefalia; Saúde prepara boletim da Paraíba;

* João Pessoa terá protocolo de atendimentos para gestantes de bebê com microcefalia

Os resultados da pesquisa foram obtidos após visitas nas casas dos paraibanos. O risco iminente para uma epidemia de dengue, chikungunya ou zika é dado após mais de 4% das casas visitadas apresentarem larvas do mosquito.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A metodologia aplicada na pesquisa permitiu identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros, por região.

De acordo com o levantamento, o armazenamento de água, como tonel e caixa d’água, foi o principal tipo de criadouro do mosquito encontrado. Água depositada em vasos de plantas e garrafas, além do lixo, também contribuiu para a proliferação do Aedes aegypti.

A preocupação com o Aedes aegypti vem crescendo após exames detectarem uma possível associação do vírus zika com os casos de microcefalia registrados na Paraíba e em outros estados.

Dados da Secretaria de Saúde da Paraíba confirmaram o surgimento de 96 casos de microcefalia neste ano, com investigação de outros 104 casos no Estado.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas