‘Penha’ precisa avançar

39
0
COMPARTILHE

“Quando não é 8, é 80”, como se diz no Sertão. Essa semana, pasmem, um debate na Comissão de Constituição de Justiça do Senado acabou sem consenso. Na pauta, alterações na Lei Maria da Penha. Ao mer ver, para melhor. Sim, porque não muitas vezes, se piora as leis. Um dos pontos em debate é a a autonomia aos delegados de polícia, para que apliquem medidas protetivas de urgência às vítimas, antes de o pedido ser analisado por um juiz.

O senador Cássio Cunha Lima defendeu essa desburocratização necessária, eu creio: “Não consigo entender a lógica de burocratizar uma atitude emergencial de socorro a mulheres expostas à violência, que poderá ser mantida ou revista pelo juiz. É uma medida emergencial para evitar o que seguramente já ocorreu no Brasil – que, na demora, em um lapso temporal de 24 ou 48 horas mulheres, voltaram a ser agredidas e perderam a vida porque o Estado não teve a rapidez, a agilidade. O fato é que as mulheres estão morrendo e o Estado tem a obrigação de ser mais ágil e eficaz, sem supressão de instância”.

Como bem disse Cássio, durante a reunião na CCJ, a Lei Maria da Penha é um dos grandes avanços na luta contra a violência, mas pode ser revista, melhorada. Pode não, deve. “Essa lei não pode ser transformada em ícone de disputa ideológica, de quem quer abraçar a defesa de um argumento pelo fato de não ser dele o autor ou não ter o sentimento de maternidade do projeto. Não quero acreditar que parte dessa resistência tenha esse viés”. Acredite, senador. Na política, tudo é possível. Uma pena.

‘Moro’ do Nordeste

A condenação na Justiça de nada menos que 10 vereadores de Caruaru, investigados na Operação Ponto Final tem dado honras ao delegado Erick Lessa. É que está se criando em torno dele a imagem de “Sérgio Moro de Caruaru”. O delegado atuou na Ponto Final I e II, que investigou escândalos daquela Casa legislativa.

À disposição

Depois do racha com o atual vice-prefeito, Douglas Lucena deve buscar na Câmara um nome para vice, este ano. O vereador Guga Aragão já colocou o nome à disposição.

Avental

Distanciado do processo eleitoral em Campina Grande, sua “base”, Fábio Maia, auxiliar do governador Ricardo Coutinho, tem se dedicado à gastronomia.

Informação

“Vice-prefeito que assume cargo de prefeito em definitivo só pode concorrer à reeleição para prefeito, e não para vice-prefeito”. A informação é do advogado Harrison Targino.

‘Jeitinho’

Uma dica preciosa, principalmente para as cidades pequenas, onde essa política de inversão costuma ser um dos ‘jeitinhos’ para perpetuar grupos no poder.

É nó em Solânea

Solânea pode ter sete candidatos a prefeito. Já são pré-candidatos Edvanildo Junior, Giseliane Azevedo, Junior Viana, Kayser Rocha, Walter Junior, Hélton Martins e Davi Cabeleireiro. Eu disse ‘pode’ porque comenta-se que alguns deles articulam formar chapa única. Hélton deve ser unir a Walter e Edvanildo, vice de Kayser.

Cabedelo 1

O PMDB de Cabedelo inaugura nova sede na próxima segunda-feira. O partido lançou a pré-candidatura do vereador Lucas Santino a prefeito. O senador José Maranhão deve participar.

Cabedelo 2

O PMDB, segundo a presidente Isabelle Rezende, não definiu quem será o candidato a vice-prefeito. Como aliados já contaria com PRB, PHS, PT do B, PP e PT.

Pensando…

A rádio peão informa que dos um cinco pré-candidatos a prefeito de João Pessoa deve desistir da pretensão nas próximas horas. Pelo que se comenta, aliás, é de sigla forte. Política, né.

Animado

Pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Wilson Filho anda animado com a pré-campanha, disse que sabe o tamanho da responsabilidade e que está preparado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas