Período chuvoso pode aumentar risco de queda entre idosos; Saúde de JP orienta

13
0
COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que queda é um dos casos mais comuns de acidentes que acomete os idosos. A recuperação, na maior parte das vezes, é mais lenta e complicada. Nos períodos chuvosos as chances de acidentes aumentam devido à presença de áreas molhadas ou com lodos. Veja abaixo dicas de como evitar acidentes.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O médico e coordenador de ortopedia do Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity, Alexandre Galvão, explicou que embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, a queda pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda.

“É preciso ter cuidado, sobretudo com os idosos, pois em alguns casos a queda pode ser fatal. Geralmente, nos idosos o traumatismo gera fraturas nos punhos, quadril, fêmur, úmero e outros ossos do braço e mão. Portanto, é necessário ter cuidados redobrados e evitar situações de risco como realizar alguma atividade doméstica em áreas molhadas ou telhados em dias posteriores ao período de chuva”, alertou o especialista.

Residências adaptadas com corrimões e materiais antiderrapantes colaboram muito para evitar este tipo de acidente. Mas cuidados simples como tirar objetos que obstruam o caminho pela casa e manter iluminação adequada podem ser a diferença para evitar um transtorno deste tipo.

O Complexo Hospitalar Mangabeira atua em urgências clínicas, cirúrgicas, traumatológicas, pronto-atendimento pediátrico e cirurgias eletivas em ortopedia. A unidade hospitalar está situada na Rua Projetada, 83, Mangabeira II e funciona todos os dias. Para mais informações ligue (83) 3218-5727.

Dicas de como prevenir acidentes

– Evite a presença de muitos móveis atrapalhando a passagem
– Evite escadas inclinadas, com degraus irregulares, mal iluminadas e sem corrimão
– Cuidado com tapetes avulsos e carpetes mal adaptados ou rasgados
– Cuidado com tacos soltos no chão ou pisos quebrados
– Cuidado com pisos encerados ou escorregadios
– Evite camas e sofás muito altos ou muito baixos
– Evite cadeiras e vasos sanitários muito baixos
– Evite prateleiras de difícil alcance
– Cuidado com a presença de animais domésticos pela casa
– Cuidado com chinelos ou sapatos em más condições ou mal adaptados
– Utilize tapetes ou cerâmicas antiderrapantes nos banheiros
– Evite caminhar em áreas com presença de lodo ou molhadas

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas