Pessoenses jogam mais de 83 mil toneladas de lixo em locais errados; Emlur orienta

0
COMPARTILHE

Mais de 83 mil toneladas de lixo foram descartados em locais irregulares de João Pessoa de janeiro a maio deste ano, conforme levantamento divulgado nesta segunda-feira (8) pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com a autarquia, os resíduos foram descartados irregularmente em locais que deveriam ser mantido limpo por todos, como reservas ambientais, praças, leitos de rio, encostas, canteiros, calçadas, canais, terrenos públicos e privados.

Dentre as 83 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente é comum o recolhimento de sofás, colchões, geladeiras, guarda-roupa, móveis, TVs, impressoras, embora a Autarquia disponibilize, gratuitamente, serviços como o Cata-Treco e um ponto de coleta de Lixo Eletrônico (ao lado do Parque Arruda Câmara (Bica), no Bairro do Roger). Serviços que podem ser solicitados através do ‘Alô Limpinho’. “Não justifica o cidadão continuar sujando a cidade se a Emlur oferece serviços gratuitos que vão até a residência do solicitante”, disse Gilberto Felix, responsável pelo Cata-Treco.

Segundo o regulamento de Limpeza Urbana e o Código de Postura do Município de João Pessoa, é dever do cidadão acondicionar o lixo de forma adequada, em sacos plásticos e colocados para os agentes de limpeza recolherem em horário próximo da passagem do caminhão de coleta domiciliar. O cidadão que for flagrado depositando lixo em locais inapropriados, como terrenos baldios, praças, leito de rios, esta sujeito a ser multado.

A Emlur diz que, diariamente, designa cerca de 70 agentes de limpeza, veículos de grande porte e equipamento para retirar os lixos desses locais citados, mesmo dispondo de equipes de coleta domiciliar que atende a toda a cidade, inclusive em locais de difícil acesso, nos quais os agentes de limpeza fazem a coleta manual.

Serviço

A Emlur também vai ao domicilio recolher poda ou metralha devidamente acondicionado (gratuito até duas carroças de burro), além do serviço de recolhimento de animais de grande porte (vivo ou morto).

Todos podem contribuir para uma cidade mais limpa, basta acionar os serviços da Emlur por meio do 0800 083 2425/ 3214 7634, à disposição para obter informações, emissão de reclamações, sugestões e solicitação de serviços. Mais informações pelas redes sociais e o site da PMJP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas