Planet?rio e Caminho do Conhecimento s?o espa?os de saber e lazer em Jo?o Pessoa

9
0
COMPARTILHE

Será disponibilizado gratuitamente para o público dois espaços destinados a prática da ciência. São eles: o Caminho do Conhecimento, localizado nos jardins da casa, e o Planetário Móvel, que fica no prédio administrativo na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A entrada para participar é gratuita e direcionada para o público de todas as idades.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

O planetário funciona em horários estabelecidos: 9h30, 10h30, 11h30, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h e 20h, com sessões nas quartas e sextas-feiras. Nas terças e quintas-feiras, a prioridade são as escolas, que podem agendar visitas ligando para os telefones 3214-8303 e 3214-8270 ou mandando um representante pessoalmente ao Setor de Gestão Educacional da Estação.

As sessões do planetário, que estão acontecendo na Sala de Convenção II, apresentam ao público o filme ‘Os Filhos do Sol’. O curta-metragem tem duração de 22 minutos, com imagens em 180°, e faz um tour pelo Sistema Solar. O filme localiza e descreve todos os planetas, suas dimensões, condições atmosféricas, distância da Terra, luas e asteroides que orbitam em cada um.

Nessa ‘visita’, é possível simular o céu de algum ponto na terra ou de outros planetas e luas, mover-se para frente ou para trás em velocidades variáveis, mostrar o movimento anual, incluindo o movimento planetário retrógrado (nenhum sistema análogo portátil pode demonstrar o movimento anual), mostrar os efeitos da precessão dos equinócios sobre o tempo e simular fenômenos celestiais, tais como eclipses e chuvas de meteoros.

Outro espaço disponível na Estação é o Caminho do Conhecimento, uma atração permanente que funciona nos horários de 9h30, 16h15, 18h e 19h, de terça a sexta. Nos fins de semana, os horários são 16h, 17h e 19h.

O Caminho do Conhecimento esta localizado no jardim da Estação Cabo Branco, ao lado do Anfiteatro, e possui 900 metros de comprimentos com 12 experimentos científicos. Nele, o visitante, ao mesmo tempo em que se diverte, aprende conceitos de física, química, matemática, biologia e ciências, podendo inclusive interagir com os inventos.

Grupos escolares também podem agendar uma visita ao Caminho do Conhecimento, cujo funcionamento e atividades são gerenciadas pelo Setor de Gestão Educacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas