PMJP anuncia novo modelo de gestão para saúde pública da Capital

40
0
COMPARTILHE

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) lançou nesta quarta-feira (31), no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), um pacote de R$ 12 milhões em investimentos em obras físicas e os detalhes de um novo modelo de gestão para os serviços prestados nas cerca de 100 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. Veja a enquete no fim da matéria.


Leia também: USFs de JP funcionam em condições precárias; faltam dentistas, curativos e medicamentos

Os recursos serão aplicados na construção de 16 novas USFs, cujas obras físicas já foram licitadas, contratadas e estão com orçamento assegurado. Essas unidades substituirão as instaladas em prédios alugados e se somarão às outras 25 já construídas ou reformadas pela Prefeitura.

Segundo a prefeitura, o novo modelo de gestão é denominado de ‘Gerente Saúde’, que já vem sendo testado na rede, e estabelece um conjunto de medidas para aumentar a eficiência da atenção básica. A partir deste mês de junho, 100% das USFs serão atendidas por profissionais capacitados para o gerenciamento das unidades. “Toda a rede básica será monitorada mensalmente em reuniões com a presença do prefeito, e uma premiação será oferecida para as equipes das USFs que obtiverem os melhores resultados no final do ano”, disse Cartaxo.

A prefeitura diz que o funcionamento das unidades passará por um processo de monitoramento social permanente, que servirá de base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), indicador criado a partir da realização sistemática de pesquisas de opinião com os usuários da atenção básica. Para estimular o engajamento dos profissionais no novo modelo de gestão e garantir o sucesso do programa, haverá o pagamento de bônus para as equipes que atingirem e superarem suas metas de atendimento à população, totalizando um investimento de R$ 700 mil.


SAIBA MAIS SOBRE O GERENTE SAÚDE


Programa

Novo modelo de gestão por resultado nas Unidades de Saúde da Família (USF), que traz mais eficiência, infraestrutura e melhora o atendimento prestado à população.


Nova infraestrutura

Construção de 16 novas Unidades de Saúde da Família, que irão se somar às 25 outras USFs construídas e ampliadas.


Gerente Saúde

O programa prevê a presença de um “Gerente Saúde” em 100% das unidades, que são profissionais da própria rede, qualificados e devidamente identificados para acompanhar e fiscalizar o atendimento prestado à população.


Modelo de gestão

1. As pessoas que utilizam as USFs serão entrevistadas todos os meses por profissionais qualificados.

2. O resultado do monitoramento social servirá como base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

3. O acompanhamento dos resultados será feito, a cada mês, pelas equipes dos Distritos de Saúde, junto com os gerentes. O prefeito de João Pessoa comandará a reunião pessoalmente, acompanhando os resultados obtidos por cada unidade.

4. A premiação será oferecida no final do ano e terá como base as Unidades de Saúde da Família que obtiverem melhor desempenho. A avaliação será feita de acordo com o número de equipes de cada posto. Os Distritos de Saúde (DS) também serão premiados. Nesse caso, tem direito ao bônus o DS que atingir o maior número de unidades com bom desempenho.


Rede beneficiada:

99 Unidades de Saúde da Família

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas