JP tem maior crescimento no índice de gestão da Firjan entre as Capitais do NE

Cidade também foi considerada com baixo endividamento e, portanto, menor custo com despesas financeiras

Mais política | Em 12/08/17 às 15h52, atualizado em 12/08/17 às 15h58 | Por Redação
Divulgação / Secom-PMJP
João Pessoa ficou com o melhor desempenho entre as capitais nordestinas

A cidade de João Pessoa está sendo apontada como a que apresentou maior crescimento no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O Índice Firjan foi criado para permitir um maior controle da sociedade sobre os gastos públicos no país. Comente no fim da matéria.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

De acordo com o levantamento, o índice de gestão de João Pessoa subiu 39,3% entre 2013 e 2016, ultrapassando as cidades de Aracaju (14,3%), Salvador (11,5%), São Luís (6,22%) e Teresina (5,6%), que também registraram crescimento. Já as cidades de Recife, Natal, Fortaleza e Maceió apresentam uma queda no IFGF.

O levantamento também aponta João Pessoa também como a Capital do Nordeste com melhor situação em relação aos gastos com dívida pública. A cidade foi considerada com baixo endividamento e, portanto, menor custo com despesas financeiras.

O indicador leva em consideração um conjunto de informações oficiais que as prefeituras são obrigadas a fornecer à Secretaria do Tesouro Nacional. São cinco indicadores: receita própria; gastos com pessoal; investimentos; liquidez; e custo da dívida. Em 2013, primeiro ano da atual gestão municipal, João Pessoa tinha um IFGF de 0, 4153, mas fechou o ano de 2016 com 0, 5787.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Atenção

Fechar