Conteúdo Patrocinado

Política

Prefeitura de JP assina termo de cooperação com hospital para transplante renal

3
0
COMPARTILHE

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou, na tarde desta segunda-feira (13), um termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Hospital Memorial São Francisco para a realização de transplante de rins por meio da rede pública de saúde na unidade hospitalar. Com um investimento de R$ 2,2 milhões ao ano, a unidade passa a oferecer o serviço para a população da Capital e municípios pactuados.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O termo complementa a pactuação firmada na semana passada com o Hospital Nossa Senhora das Neves para oferecer o transplante de rins e fígado. Com um investimento total de aproximadamente R$ 8 milhões ao ano, o credenciamento dos dois hospitais permite que João Pessoa volte a oferecer este serviço após aproximadamente 10 anos, para que a população que necessita de um destes transplantes possa fazer o procedimento sem se deslocar da cidade.

Equipes credenciadas

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, a Central Estadual de Transplante na Paraíba realizou 140 transplantes, sendo 114 de córnea, 25 de rim e 1 de fígado.

Com o credenciamento de mais duas equipes transplantadoras, a Paraíba passa a ter cinco equipes capacitadas para realização desses procedimentos, sendo três hospitais para transplantes de rins (dois em João Pessoa e um em Campina Grande) e dois para transplantes de fígado, ambos na Capital.

A relação de pacientes que precisam de transplantes é administrada pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde (MS), por meio de sistema informatizado, juntamente com a Central Estadual de Regulação. A diretoria de Regulação da Rede Municipal de Saúde ficará responsável em acompanhar e fiscalizar todo o processo dos usuários da rede municipal.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos
vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à
Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas