Prefeitura de JP tem portal avaliado como mais transparente do estado

10
COMPARTILHE

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba divulgou nesta quarta-feira (18) a avaliação da transparência dos portais de prefeituras e câmara no estado. A Prefeitura Municipal de João Pessoa aparece como a mais transparente. Segundo um novo levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU), a gestão alcançou uma pontuação de 9,03 no ranking estadual, superando a própria marca anterior, de 8,64 pontos.

Leia mais notícias de Política do Portal Correio

O Tribunal de Contas do Estado, junto ao Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), avaliou todos os municípios paraibanos no que diz respeito à transparência ativa – responsável por abranger as informações disponibilizadas por iniciativa própria da gestão, por meio do Portal da Transparência. João Pessoa alcançou um índice superior a nove (9), superando todas as demais cidades paraibanas e melhorando sua própria avaliação, que em maio deste ano, era superior a oito e meio (8,5).

Segundo o secretário interino da Secretaria de Transparência do Município, Ronald Pereira Lins, estes resultados refletem a gestão transparente e comprometida do prefeito Luciano Cartaxo, no cumprimento as Lei de Acesso à Informação (LAI) e de abertura dos dados municipais aos cidadãos. “Este trabalho mostra o compromisso da gestão em tornar o acesso à informação cada vez mais transparente à população”, destacou.

CGU

Em maio deste ano, o mesmo levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU), avaliou a competência dos municípios, desta vez em todo o país, no que se refere à transparência passiva, ou seja, os pedidos de informação encaminhados pela população. Na ocasião, João Pessoa alcançou o 7º lugar entre as 27 capitais brasileiras, hoje figurando em 4º quarto lugar geral.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de João Pessoa é um site interativo e facilitador do acesso às informações. Ao acessar a página, o usuário encontra links em destaque para dados relacionados à receita, despesas, convênios e Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), através do qual pode solicitar informações sobre a gestão pública municipal.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas