Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Professores da UEPB ficam sem 13º e instituição não sabe quando paga; reitor explica

A falta de pagamento da segunda parcela do 13º salário pode fazer com que a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb) entre com uma ação judicial para obrigar a UEPB a pagar os professores. O valor era para ter sido pago no dia 20 deste mês, mas está atrasado e não existe previsão oficial para depósito.


Leia mais Notícias no Portal Correio

O atraso do 13º salário foi confirmado pela reitor da UEPB, Rangel Júnior, que afirmou ao Portal Correio que aguarda deliberação da Secretaria de Finanças do Estado para confirmar o pagamento.

“O governo deu indicativo que libera o 13º nesta sexta-feira, mas ainda não é oficial. Por isso, não temos um posicionamento oficial quanto o pagamento, mas o atraso existe. Encaminhamos o problema ao jurídico”, disse o reitor.

De acordo com a ADUEPB, este é o segundo ano seguido que a UEPB atrasa o pagamento do 13º salário.

“A retenção do 13º salário é classificada pela Constituição Federal, no seu artigo 7º, inciso X, como crime de retenção dolosa, podendo o empregador ser responsabilizado por apropriação indébita. Caso a Reitoria não realize o pagamento em 24 horas, o sindicato entrará na justiça para obrigar a universidade e o governo do estado a garantir o direito dos professores”, informou a Aduepb por meio de nota.

O Portal Correio procurou as secretarias de Administração e Planejamento e Gestão para saber se o Estado tinha previsão de quando o pagamento seria realizado, mas elas informaram que não respondem sobre o pagamento do 13º salário da UEPB.

O Portal Correio também procurou a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-PB) com o mesmo questionamento feito as outras secretarias, mas até a publicação desta matéria a Secom não respondeu o contato.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.