Projeto de R?mulo torna crime venda de lan?a-perfume para menores

6
0
COMPARTILHE

O deputado Rômulo Gouveia (PSD) pretende penalizar, de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, a venda de lança-perfume para menores de 18 anos. Apesar do perigo à saúde e a predisposição à dependência, o produto não tem vedação de venda para crianças e adolescentes.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O parlamentar faz um alerta para os ricos que os ingredientes da droga podem trazer ao usuário: “O tricloroetileno, utilizado principalmente como desengraxante, é corrosivo, carcinogênico e mutagênico, ou seja, além dos efeitos tóxicos pode causar vários tipos de câncer. O diclorometano, que tem características semelhantes, é o componente que causa a perda de sensibilidade e consciência. É tóxico para o fígado e os rins”.

Conhecida também como loló, esta versão de droga recreativa, por ser volátil, é aspirada diretamente de pequenos frascos vendidos a baixo preço, entre cinco a dez reais a unidade. O preparado recebe ingredientes de odor agradável, mas contém solventes tóxicos vendido abertamente no país.

Veja o perigo: O lança-perfume é uma mistura de éter, clorofórmio, cloreto de etila (cloretila) e essência perfumada, embalada de forma líquida e pressurizada. Seu uso era praticamente restrito ao Carnaval, mas seu uso foi ampliado.

Com o tempo, passou-se a utilizar o lança-perfume para inalar, geralmente embebido em um lenço, aspirando-o pela boca ou pelo nariz para obter uma certa euforia, excitação ou alucinação.

O efeito esperado de euforia, no entanto, geralmente dá lugar a uma fase de depressão do cérebro, na qual a pessoa passa a ficar desorientada, confusa e pode perder o autocontrole e os reflexos e entrar em processos alucinatórios. Os riscos nesse período referem-se à possibilidade da pessoa adotar comportamentos arriscados e indesejados e, sobretudo, à evolução para a perda de consciência, queda de pressão, surtos de convulsão, podendo levar à entrada em coma e à morte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas