Projeto Jovem Senador est? com inscri??es abertas at? o m?s agosto

22
COMPARTILHE

Estão abertas as inscrições, até o dia 21 de agosto, para o Projeto Jovem Senador, que proporciona aos estudantes, de até 19 anos, do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Para participar, as instituições de ensino devem promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais” e enviar o melhor texto ao coordenador estadual do projeto na Gerência Executiva do Ensino Médio e Educação Profissionalizante (Geemep) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Ewerton Alexander, no endereço: Avenida João da Mata, S/N, Centro Administrativo, 4º andar, Jaguaribe, João Pessoa – PB. CEP: 58.015-020. Para entrar em contato, os telefones são: (83) 3218-4205/ 4004/ 8898-4875.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) selecionará três redações para representar o Estado na etapa nacional. No Senado Federal, uma comissão julgadora será formada para escolher os melhores textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

Os autores das 27 melhores redações, um por unidade da Federação, serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para Márcia Yamaguti, coordenadora do Projeto, é a partir desse primeiro contato com o Parlamento que a sociedade pode se aproximar do dia a dia do Senado. “A proposta do Jovem Senador é pedagógica, de formação política; é apresentar para os jovens uma nova visão do processo de elaboração das leis no país. Ao mesmo tempo, proporciona uma experiência de vida única, contribuindo para a formação cidadã desses alunos”.

Os professores que orientaram as redações também participarão das atividades no Senado Federal e cumprirão uma programação específica, incluindo um curso presencial a ser ministrado pelo Instituto Legislativo Brasileiro. Neste ano, o Jovem Senador será realizado de 16 a 20 de novembro.

O resultado será divulgado até o dia 14 de outubro e o finalista de cada estado será convidado a viajar para Brasília, com as despesas de transporte aéreo, hospedagem, alimentação e traslado pagos pelo Senado, a fim de participar do Jovem Senador. Os estudantes também vão receber um microcomputador portátil, além de certificado e medalha.

Para mais informações, acesse o site.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas