Projeto parceiro do Unicef chega ao Alto do Mateus e atende a 80 crian?as em JP

4
0
COMPARTILHE

Crianças e adolescentes carentes do bairro do Alto do Mateus, na Zona Oeste de João Pessoa, estão recebendo aulas instrumentais de violino, viola, violoncelo e contrabaixo com o projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) que atende cerca de 80 alunos. O projeto já funciona, mas vai ter o lançamento oficial feito na quinta-feira (27). O projeto é homologado pela Organização das Nações Unidas, por meio do Unicef.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O projeto é inspirado em um projeto venezuelano chamado de El Sistema, onde alunos aprendem a tocar e são formados profissionalmente como instrumentistas.

O núcleo do ASMB em João Pessoa vai ser o décimo instalado no país. O projeto vai funcionar no Centro de Formação Diácono João Batista e funcionar como um sistema de complemento à jornada escolar.

Além das aulas instrumentais, realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, os jovens vão assistir aulas de reforço de português e matemática e recebem lanches e cestas básicas mensais, tudo patrocinado pela Petrobras e condicionado à frequência mínima de 90% das aulas.

De acordo com Samuel Espinoza, coordenador técnico do programa, a aprendizagem que vai ser promovida pelo projeto vai marcar a vida dos alunos.

“O que esses meninos estão aprendendo aqui é uma lição para toda a vida. Mesmo que não persistam na música, ter lidado com a arte numa idade tão tenra expande o conhecimento, a capacidade de concentração e a sensibilidade para as demais áreas da cultura. No momento, eles estão em contato com uma das capacidades artísticas humanas mais seletivas, que é saber tocar um instrumento. Em curto prazo, isso vai se reverter em ganhos no aprendizado escolar – com melhor desempenho em Matemática, Química e Física”, afirmou o coordenador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas