Projetos garantem tr?nsito livre para mobilidade urbana em Jo?o Pessoa

13
0
COMPARTILHE

Investimentos em novas vias de circulação, sinalização, campanhas educativas e melhorias na qualidade do transporte público estiveram entre as prioridades da Prefeitura de João Pessoa nos dois primeiros anos da atual gestão. As medidas, aos poucos, começam a mudar a cara do trânsito e do transporte da Capital.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Logo no início da atual gestão, em 2013, foi iniciada a revitalização da sinalização dos principais corredores e vias de circulação de João Pessoa e em ruas e avenidas em todos os bairros da cidade. Foram implantados e revitalizados quase 26 mil metros quadrados de sinalização horizontal. No total, 675 faixas de pedestres tiveram a pintura revitalizada, além de 149 lombadas físicas. Na sinalização vertical foram implantadas e substituídas 1.665 placas entre regulamentação, advertência e serviços auxiliares.

Em 2014, a sinalização horizontal recebeu mais de 32.000 metros quadrados de pintura no pavimento. Os números, sobretudo no volume da sinalização horizontal, demonstram um aumento significativo nos investimentos em relação aos anos anteriores, que não chegavam a 20.000 metros quadrados, o que representa mais segurança para pedestres e motoristas que circulam nas vias.

Ano passado, 948 faixas de pedestres foram sinalizadas, e 330 lombadas físicas também tiveram a pintura totalmente renovada. Já a sinalização vertical recebeu 1.656 novas placas entre substituições e implantação onde não havia sinalização para orientar os condutores de veículos.

Epitácio Pessoa

Na Avenida Epitácio Pessoa foi criada da terceira faixa de rolamento, no trecho a partir do encontro com a Avenida Rui Carneiro até o cruzamento com a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, desde o bairro Miramar até a orla (nos dois sentidos), em fevereiro de 2013, melhorou o trânsito no trecho, principalmente nos horários de pico, que antes registravam lentidão no início da manhã e final da tarde.

Faixa exclusiva

Na Avenida Epitácio Pessoa, em dezembro de 2014, a PMJP ampliou a faixa exclusiva de ônibus. São mais 2,5 quilômetros de faixa que interligados à já existente na área central da cidade totaliza 7 quilômetros de faixa exclusiva para o transporte coletivo urbano, proporciona redução no tempo de viagem e segurança para usuários do transporte público, operadores e demais usuários das vias onde as faixas exclusivas estão operando.

Altiplano

Para continuar garantindo fluidez e agilidade no trânsito, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) duplicou a Avenida João Cirilo (Avenida Panorâmica), no Altiplano Cabo Branco, antes pista simples de mão dupla, o que aumentava o risco de acidentes. A obra, concluída em dezembro de 2013, consiste em 2,7 quilômetros de via asfaltada com pista dupla em cada sentido, e representou melhorias na segurança e no tráfego de veículos da área, que registra um grande crescimento em sua demanda de circulação de veículos causada pela expansão imobiliária no bairro.

Ciclofaixa de Lazer

Logo no início da atual gestão foi lançada a Ciclofaixa de Lazer, que opera todo domingo das 8h às 16h, com trajeto do Busto de Tamandaré a Lagoa do Parque Solon de Lucena, retornando à orla, também pela Epitácio Pessoa, que tem as pistas da esquerda isoladas das demais faixas de rolamento por cones.

A Ciclofaixa de Lazer se transformou em uma excelente opção de diversão e exercício para ciclistas de todas as idades, promovendo o bem estar da população e a melhoria na qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas