Prorrogadas as inscri??es para o Parlamento Jovem Brasileiro

26
COMPARTILHE

As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro foram prorrogadas até o dia 19 de junho. Durante o período de inscrição, o estudante deve elaborar um projeto de lei e encaminhá-lo à Secretaria de Estado da Educação juntamente com os demais documentos solicitados no manual de procedimentos (cópia de documento de identidade, termo de autorização do responsável (para menores de 18 anos) e declaração de matrícula.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Em seguida, a SEE realiza uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos e a Câmara dos Deputados procede com a seleção final, escolhendo 78 estudantes do Brasil, sendo dois da Paraíba, que se tornarão deputados jovens, representando todos os estados do país. Os jovens selecionados vão a Brasília para vivenciarem, pelo período de uma semana, o papel dos deputados federais na jornada de simulação da atividade parlamentar, com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados.

A inscrição pode ser entregue na diretoria da escola ou aos professores para que eles encaminhem ao coordenador estadual do PJB na Secretaria Estadual da Educação. Na Paraíba, o coordenador estadual é Ewerton Alexander, da Gerência Executiva de Ensino Médio. A inscrição pode ser enviada pelos Correios, por meio de Sedex, ou por e-mail diretamente à SEE/PB.

Para participar, o candidato deve ter entre 16 e 22 anos, estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e não pode ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do PJB.

Esta é a 12ª edição do programa, que tem por objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes atuam como deputados jovens.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas