Protagonismo paraibano

3
0
COMPARTILHE

Há tempos a Paraíba não tinha uma representação federal com tanto espaço como a atual. No Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB) se destaca como líder do maior partido na oposição e defensor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Na Câmara, as duas CPIs que podem mudar os rumos do país foram entregues a paraibanos: Hugo Motta (PMDB) já preside a da Petrobras e Efraim Filho (DEM) foi indicado para comandar a dos Fundos de Pensão.

Além dessas, a outra CPI que deve tirar o sono do governo é a do BNDES, que vai investigar suposto interesse ideológico nas concessões de empréstimos internacionais. O fato da Paraíba presidir duas de três mostra o valor desses parlamentares para suas bancadas e no Congresso.

A dos Fundos de Pensão deve ser instalada até amanhã. Só então Efraim Filho será con?rmado na presidência, mas o acordo em torno de seu nome foi avalizado por Eduardo Cunha, ou seja, não tem erro.

Assim como Cássio e Motta, Efraim vai passar a ocupar espaços na mídia nacional porque a investigação é explosiva. Abrange os fundos de pensão de empresas públicas como o Banco do Brasil (Previ), Caixa Econômica (Funcef), Petrobras (Petros) e dos Correios (Postalis). Nesse último já se sabe que há um rombo da ordem de R$ 5,6 bilhões, que está sendo descontado nos salários e aposentadorias dos seus trabalhadores.

Segundo Efraim, a CPI vai investigar interesse político do PT nas opções de aplicações dos fundos. Lembra que há casos de investimento em empresas e bancos que faliram, com grande prejuízo, e que foram feitas apesar de informações que recomendavam o contrário. Ele lamenta que os grandes prejudicados sejam aposentados e pensionistas, que perderam as economias de toda uma vida.

Efraim Filho terá muito sobre o que falar, assim como outros paraibanos que também não podem ser esquecidos quando apontamos os que estão em destaque no país. Dois dos mais jovens deputados da nossa bancada são vice-líderes de seus partidos – Wilson Filho (PTB) e Pedro Cunha Lima (PSDB). Tem ainda o ministro Vital Filho (TCU), relator do recurso da presidente Dilma sobre as pedaladas ?scais, e o porta-voz dos governadores do Nordeste, Ricardo Coutinho (PSB).

Eles estão em diferentes partidos, mas garantindo a Paraíba como protagonista nesse momento singular do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas