Rodada de licita??es da ANP tem 23 empresas inscritas

5
0
COMPARTILHE

A 13ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tem 24 empresas interessadas. Desse total, 23 já pagaram a taxa necessária para se inscrever no processo. O número foi informado nesta terça-feira (4) pelo diretor da ANP, José Gutman.

Leia mais Notícias no Portal Correio

“A gente tem tido bons sinais, como ter 24 empresas que já manifestaram interesse e 23 que já pagaram a taxa”, destacou o diretor. Ele participou do Seminário Técnico-Ambiental nesta terça-feira no Rio de Janeiro.

A data para as empresas pagarem a taxa vai até 11 de agosto, e as inscritas têm até 23 de setembro para apresentar garantias de oferta. A apresentação pública dos lances para arrematar os blocos será no dia 7 de outubro, e a assinatura dos contratos de concessão está marcada para 23 de dezembro.

Para o diretor, o preço do barril de petróleo, que está custando US$ 50, não vai influenciar negativamente a rodada: “As empresas que estão no negócio vislumbram o longo prazo”.

Ao todo, a 13ª rodada vai ofertar 266 blocos em dez bacias em mar e terra no Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país. Os blocos estão sendo ofertados para exploração, que é a confirmação da presença de petróleo viável para produção. Quando confirmam a viabilidade, as empresas podem então começar a produzir os barris de petróleo. Em caso contrário, os blocos são devolvidos à ANP.

Em frente ao hotel que recebia o seminário, manifestantes estenderam faixas do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro contra a realização das licitações para a concessão de blocos de exploração e produção de petróleo. As faixas também pediam que a produção de petróleo e gás no país seja 100% estatal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas