Romero recebe vice-governador de RO e trata de parceria no setor cal?adista

6
0
COMPARTILHE

Campina Grande e o Estado de Rondônia poderão caminhar juntos na área couro-calçadista, tanto em termos de produção quanto de comercialização. A parceria foi alvo de discussão na manhã desta segunda-feira (31), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), com a participação do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, secretários municipais, empresários, deputado federal Rômulo Gouveia, vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, e do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, que veio conhecer o polo calçadista campinense.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Segundo o vice-governador Daniel Pereira, Rondônia tem uma produção bovina de 13 milhões de cabeças, com couro de ótima qualidade, mas esta matéria-prima não tem sido explorada industrialmente, sobretudo quanto ao seu fornecimento a pólos calçadistas importantes, como é o caso de Campina Grande. De acordo com ele, a melhor forma, inclusive, de superação da atual crise econômica, é a interação entre os Estados e municípios brasileiros por meio de parcerias com o aval da própria iniciativa privada.

“Conforme estudos de especialistas, só a Argentina tem um couro de melhor qualidade que o nosso. Contudo, este material não vem sendo industrializado. Estamos jogando fora esta matéria-prima riquíssima e deixando de gerar emprego e renda. Buscamos, então, uma solução para esse segmento. Queremos, por isso, convidar os empresários de Campina Grande para que conheçam esta riqueza do Norte e, assim, possam adquirir o nosso produto”, afirmou.

Por sua vez, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, ao fazer a sua saudação ao vice-governador revelou seus laços com Rondônia, onde reside a sua irmã, já tendo visitado aquele Estado em diversas ocasiões. Sobre o interesse do governo de Rondônia por Campina Grande, Romero entende que ele surge em boa hora, pois o momento deve ser de união dos diversos segmentos sociais e governamentais em prol da superação da atual crise econômica nacional.

“Poderemos, então, prospectar parcerias e investimentos junto ao governo de Rondônia. Campina Grande produz calçados e, Rondônia, couro de excelente qualidade. A gente tem tudo para juntar forças, ou seja, unir quem fornece a matéria-prima com o setor de produção e de comercialização. Aliás, já estamos apoiando e desenvolvendo o setor calçadista da cidade, inclusive colocando um terreno à disposição do empresariado para implantação de um pólo comercial calçadista, envolvendo, ainda, o setor têxtil e de artesanato”, afirmou.

O encontro foi presidido pelo presidente do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado da Paraíba, Sebastião Acioly. Alguns técnicos também falaram sobre a estrutura e a importância do setor calçadista local, além de serem apresentados vídeos destacando o potencial econômico de Campina Grande e de Rondônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas