Sa?de da PB adere ao Apurasus, que permite controle dos custos hospitalares

18
COMPARTILHE

A Secretaria de Saúde da Paraíba assina, nesta quarta-feira (9), o Termo de Compromisso entre a rede hospitalar estadual para a implantação do Sistema Apurasus, que prevê o acompanhamento e controle dos custos hospitalares das unidades de saúde. O evento será no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na Capital.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A chefe do Núcleo de Economia da Saúde do Estado, Shirleyanne Brasileiro, explica. “O Apurasus é um sistema do Ministério da Saúde, vinculado aos Núcleos de Economia da Saúde, sobre a questão de custos da rede. O governo estadual quer enfatizar a importância do sistema de custos para cada unidade hospitalar”.

Shirleyanne lembrou também que a implantação do sistema de custos em toda a rede hospitalar estadual é uma prioridade. O sistema que apura os custos na rede hospitalar começou a ser implantado no ano passado em sete hospitais piloto: Trauma de João Pessoa e Campina Grande; Maternidade Frei Damião; Complexo Hospitalar Clementino Fraga; Complexo Pediátrico Arlinda Marques; hospitais regionais de Picuí e Cajazeiras. Devido aos bons resultados alcançados, este ano o sistema deve chegar a toda a rede hospitalar estadual.

Apurasus

Trata-se de um sistema de informação, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, em que todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde.

O Apurasus tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do governo, sendo uma importante ferramenta de gestão para a SES alocar recursos públicos de saúde com maior equidade dentre suas unidades hospitalares.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas