Sa?de refor?a equipes para atendimento de fi?is na Romaria da Penha, em JP

7
0
COMPARTILHE

A 252ª Romaria de Nossa Senhora da Penha terá um esquema de saúde especial. Segundo a Secretaria de Saúde de João Pessoa, haverá reforço no atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Leia mais Notícias no Portal Correio

“A USF Penha vai funcionar das 19h do sábado (28) até as 7h da manhã do domingo (29), com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e profissionais voluntários que todos os anos se juntam a nós neste trabalho. É muito importante poder colaborar com um evento como este, podendo contribuir para cuidar da saúde daqueles que participam”, enfatizou a diretora do Distrito Sanitário V, Joyce Virgulino.

A diretora explicou ainda que foi reforçado o estoque de material para suturas e diversas medicações, como as utilizadas em casos de urgência. “A unidade funciona todos os anos durante a Romaria. Geralmente registramos casos de pressão alta, por conta da caminhada, ou pessoas muito emocionadas, mas nunca foi registrado nenhum atendimento mais grave”, completou.

Segundo a diretora de Gestão Hospitalar, Maria Dorinha Macêdo, o atendimento de emergência também será reforçado. “A UPA Célio Pires de Sá, no Valentina, e o Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) são os mais próximos da Penha, por isso vamos reforçar as equipes e estaremos preparados para aumento de demanda que pode acontecer durante o evento”, relatou.

Atendimento de urgência

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estarão a postos para atender a população durante a Romaria. Serão quatro Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), quatro motolâncias e uma Unidade de Apoio.

As motolâncias, a unidade de apoio e uma das USB acompanharão todo o percurso desde Jaguaribe até a Penha. Já as outras três USB estarão posicionadas em pontos estratégicos, sendo uma na Avenida João Machado com Rua Américo Falcão; uma na Santinha, na Avenida Pedro II, e a terceira no girador da PB 008 com Avenida Hilton Souto Maior.

“As equipes do Samu estarão acompanhando e dando suporte durante todo o percurso da procissão com intuito de garantir a assistência imediata aos romeiros que precisarem de cuidado. Serão três unidades móveis descentralizadas, em pontos de apoio e uma unidade básica acompanhando todo percurso, mais duas motolâncias”, ressaltou o coordenador geral do Samu, Márcio Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas