Samu de Campina recebe mais de 34 mil trotes em cinco meses, cerca de 230 por dia

0
COMPARTILHE

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Campina Grande informou que nos cinco primeiros meses deste ano foram registradas 34.832 solicitações de socorro médico falsas, contabilizando cerca de 230 por dia. Apesar do número ainda ser alto, o serviço disse que houve uma redução de 70,3% dos trotes recebidos com relação aos dois anos anteriores. No mesmo período do ano passado tinham sido registradas 64.702 ocorrências do tipo e, entre janeiro e maio de 2013, os casos chegavam a 116.989.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Para diminuir o número de trotes, um trabalho de conscientização vem sendo desenvolvido na cidade. O “Samu na Escola” é o principal trabalho da Secretaria de Saúde do município que realiza esta atividade. O projeto leva oficinas dos profissionais do serviço para dentro das salas de aula das escolas de Campina Grande.

Os trotes começaram a cair em 2014, ano em que o “Samu na Escola” foi implantado na cidade. Já foram visitadas 17 escolas e 640 alunos participaram das atividades. Uma equipe do Samu elabora oficinas de primeiros socorros, noções de prevenção a acidentes e palestras sobre como solicitar corretamente o serviço de atendimento. Os profissionais trabalham durante uma semana em cada escola e, ao fim das atividades, alguns estudantes são escolhidos para formar o Samu Mirim do colégio.

“Nós avaliamos que a incidência de trotes era maior em horários de intervalo das aulas escolares do município e percebemos que os alunos aproveitavam este tempo para fazer solicitações de falsos socorros ao Samu. Depois do projeto, o número de trotes foi reduzido e até os atendimentos reais dentro das escolas também diminuíram”, disse o coordenador do Samu-CG, Carlos Aberto Figueiredo Filho.

O projeto agora também conta com uma unidade móvel, que foi adaptada para demonstrações de atendimentos. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público Estadual da Paraíba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas