Saúde de JP promove atividades de prevenção contra hepatites virais nesta semana

36
0
COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa promoverá atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, que é comemorado no dia 28 de julho. A programação inclui ações de prevenção, testagem e aconselhamento à população a partir desta segunda (25) até quinta-feira (28).

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com a diretora da seção de DST/AIDS da SMS, Maria Clarisse Rocha, qualquer pessoa deve se prevenir contra as hepatites virais. “Todos devem se preocupar e tomar os cuidados necessários, principalmente as pessoas que já tiveram exposição às hepatites virais”, afirmou.

As atividades se iniciam na segunda com uma ação na Vila Olímpica, no bairro Valentina Figueiredo, na Zona Sul da Capital das 14h às 17h, onde profissionais de saúde estarão realizando testes rápidos e trabalhando a prevenção junto aos visitantes.

Na quarta-feira (27), haverá uma capacitação para manicure e pedicure sobre a utilização correta de materiais de trabalho na prevenção das hepatites virais. “Esses profissionais precisam se capacitar, porque seus instrumentos de trabalho como tesoura ou alicates podem ser meios de contaminação, quando não esterilizados, servindo de propagação da doença”, ressaltou Clarisse.

A capacitação acontecerá das 13h às 17h no auditório da PBPrev, no Bairro dos Estados, na Zona Norte. Os interessados em participar devem procurar a sede dos distritos sanitários correspondentes às áreas de suas residências.

Para encerrar a programação, será realizada uma ação de prevenção, testagem e aconselhamento para a população do bairro Funcionários II, na Zona Sul. A atividade acontecerá das 15h às 19h da quinta-feira no Centro da Juventude do bairro.

O que são hepatites

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Hepatites virais

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no país são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de tornarem-se crônicas e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos;

Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam;

Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas