Saúde faz levantamento em bairros de JP para avaliar proliferação do Aedes

3
0
COMPARTILHE

Começa nesta segunda-feira (4) a nova pesquisa de Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) para avaliar o risco de reprodução do mosquito da Aedes aegypti e intensificar as ações preventivas pelos Agentes de Saúde nos bairros com maior incidência.


Leia mais Notícias no Portal Correio

O trabalho é realizado por meio de visitas aleatórias nas residências, prédios e estabelecimentos comerciais e o resultado indica o Índice de Infestação Predial (IIP).

Com a pesquisa, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) vão poder identificar quais são as áreas com maior proliferação do mosquito, quais os tipos de depósitos são predominantes como criadouros e a distribuição geográfica de cada espécie, Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya, Aedes albopictus e Culex quinquefaciatus, que é o pernilongo doméstico.

“No último levantamento realizado no início do ano, o IIP ficou em 0,6%, ou seja, a cada 100 casas, apenas 0,6 apresentaram o risco de reproduzir o mosquito”, disse o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes.

O resultado da pesquisa sai em 15 dias, após o término da avaliação territorial e irá servir para o direcionamento das ações desenvolvidas no segundo semestre de 2016, com atividades direcionadas de forma mais intensiva em áreas apontadas como maior índice de infestação do mosquito.

A população também pode ajudar com as ações de combate ao Aedes aegypti, denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones: 0800-282-7959 e 3214-5718, ou pelo e-mail coessmsjp@gmail.com.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas