Seca severa e longa espera pelo São Francisco estão entre destaques de 2016

7
0
COMPARTILHE

A seca que atinge a Paraíba ficou mais severa em 2016, com uma forte baixa em grandes açudes como Coremas e Boqueirão, praticamente secos. Os reservatórios são exemplos de como a situação crítica que assola cerca de 90% das cidades do estado preocupa paraibanos e deixa a população com grande expectativa à espera da conclusão da transposição do Rio São Francisco. O governo federal garante que parte das obras que vai beneficiar o estado fica pronta no fim deste ano e a água já deverá estar nas torneiras ainda no primeiro semestre de 2017. Veja abaixo esses e outros fatos relevantes de 2016 sobre meio-ambiente no nosso estado.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Enquanto a maior parte do estado enfrenta longa seca, outra pequena porção da Paraíba comemorou, no meio deste ano, quando seis açudes sangraram, inclusive um dos que abastecem a Grande João Pessoa.

PB tem 51 açudes em situação crítica e seis sangrando, incluindo um na Grande JP

Em julho, um grupo de pescadores capturou um tubarão na praia de Cabo Branco, em João Pessoa. De acordo testemunhas, o tubarão-lixa media cerca de um metro e meio e seria um adulto.

Pescadores capturam tubarão na praia de Cabo Branco, na Orla de João Pessoa

Apesar da crise de abastecimento que afeta Campina Grande ser amenizada com perfurações de 30 novos poços artesianos em diversos pontos da cidade, a retrospectiva da situação de Campina não é das melhores.

Em maio, o Portal Correio teve acesso, com exclusividade, a um documento oficial da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) que confirmou ao Comitê da Bacia Hidrográfica da Paraíba (CBP-PB) a presença de cianobactérias e cianotoxinas nas águas do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), responsável pelo abastecimento em Campina Grande. Devido à situação, a Cagepa recomendou o monitoramento semanal do manancial, conforme exigia o Ministério da Saúde.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o açude termina o ano com menos de 5% da capacidade.

Cagepa confirma em laudos que água de Boqueirão tem alto índice de contaminação

Mais de 90% das obras da transposição do rio São Francisco foram concluídas e, com isso, a Paraíba e os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará devem ter um alento na crise hídrica a chegada da transposição seja confirmada. A previsão é de que as águas cheguem ao estado entre janeiro e abril de 2017.

Transposição está mais de 90% concluída e água chega até abril, diz ministro

Um grupo de pessoas participou de um ‘abraço simbólico’ ao Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão. O grupo soltou fogos de artifício e convocou moradores a participarem do ‘abraço simbólico’. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram da manifestação.

Grupo realiza ‘abraço simbólico’ ao Boqueirão e cobra verdade sobre qualidade da água

Ainda sobre a transposição, os poderes públicos do país também se mobilizaram para ajudar a Paraíba a resolver os problemas da seca.

Governos de SP e federal querem antecipar água do São Francisco na PB; entenda

O ano também foi marcado por denúncias e suspeitas, além de fiscalizações, de esgoto lançado em praias paraibanas. O turismo e a qualidade dos nossos ‘paraísos’ terrivelmente ameaçados.

Vídeo mostra esgoto lançado em praia de JP; órgãos se unem para fiscalizar casos

Operação limpa rede de esgoto pra garantir praias limpas em João Pessoa

Internauta denuncia suposto lançamento de esgoto em mar de JP; Semam rebate

MPF quer que Sudema apure sobre esgoto em rio que abastece a Grande JP

Cagepa é multada em R$ 3 milhões por conta de esgoto em praias de João Pessoa

Internautas dizem que esgoto jorra de galeria em praia de JP; Semam explica vídeos

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas