Seguran?a da 252? Romaria da Penha ter? 900 homens; PM vai monitorar os 14 km com drones

22
COMPARTILHE

Mais de 400 mil pessoas devem participar da 252ª Romaria da Penha, que acontece neste sábado (28), em João Pessoa. As forças de segurança, pela primeira vez, usarão drones para monitorar todo o percurso.  O esquema especial, que envolve Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, utilizará 900 homens.

Serão 415 homens a pé, sendo 31 oficiais da Polícia Militar. A Guarda Municipal estará presente com 100 homens. Em tendas espalhadas estrategicamente pelo percurso estarão 143 bombeiros.

Para disciplinar o trânsito estarão em ação 100 agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana, que começam a trabalhar às 5h da manhã deste sábado, horário em que a imagem do Santuário da Penha e vai para a Igreja de Lourdes (Centro da Capital), em veículo da Prefeitura de João Pessoa. Esse trajeto será escoltado por agentes da Semob.

A novidade este ano será o uso mais efetivo da tecnologia pelas forças de segurança. Homens da PM irão operar dois drones (Delta 1 e 2) para sobrevoos em todo o percurso da romaria, coibindo eventuais ações de criminosos infiltrados na multidão. O comandante da PM, coronel Euller Chaves, destacou o apoio que esses equipamentos darão à segurança. “Os operadore dos drones vao puder se comunicar, permanentemente, com o pessoal de apoio da PM. É um serviço de inteligência, reforçado pela tecnologia”, frisou.

Durante os 14 quilômetros de percurso os fiéis também contarão com os serviços de saúde, mobilidade urbana e limpeza urbana da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O cortejo religioso começará às 22h, na Igreja de Lourdes, em Jaguaribe, e a previsão é que termine às 5h do domingo (29), com a realização de uma missa no Santuário da Penha, na praia da Penha.

A segurança do evento contará com o apoio de nove viaturas da Guarda Municipal e 42 viaturas da PM, além de 16 câmeras de monitoramento móvel.

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizará quatro Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), quatro motolâncias e uma Unidade de Apoio. No entanto, os romeiros que necessitarem de atendimento médico também poderão contar com a Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, no Valentina Figueiredo e Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), em Mangabeira.

A USF Penha vai funcionar das 19h do sábado (28) até as 7h da manhã do domingo (29), com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e profissionais voluntários. As demais unidades de saúde também receberam um reforço em seu quadro de funcionários. As motolâncias do Samu, a unidade de apoio e uma das USB acompanharão todo o percurso. Já as outras três USB estarão posicionadas em pontos estratégicos, sendo uma na Avenida João Machado com Rua Américo Falcão; uma na Santinha, na Avenida Pedro II, e a terceira no girador da PB 008 com Avenida Hilton Souto Maior.

A limpeza da procissão ficará por conta 60 agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). No entanto, a população pode auxiliar depositando os resíduos em papeleiras e coletores espalhados ao longo do trajeto. A maior parte do material descartado é reciclável, portanto, quando acondicionado em papeleiras e coletores, ajuda no trabalho dos agentes da coleta seletiva.

Já a mobilidade urbana receberá o apoio de 90 agentes de trânsito que estarão empenhados no plano organizado pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) para garantir o ordenamento no trânsito e a segurança no fluxo de todos que estiverem participando da romaria. Serão utilizadas 25 viaturas, sendo 20 motocicletas e cinco carros.

Interdições

A Semob lembra ainda aos condutores que todas as vias incluídas no percurso do evento, desde a Igreja de Lourdes (Jaguaribe) até a Praia da Penha, estarão com o trânsito interditado. Os agentes de mobilidade estarão realizando os bloqueios necessários à medida que romeiros e trios elétricos forem avançando no percurso. O Trevo das Mangabeiras, assim como seu entorno, também estará com os acessos bloqueados.

Cerca de 130 ônibus estras serão colocados à disposição da população para o deslocamento até a festa da Penha. Eles ficarão às marges da PB 008.

Trajeto

O ponto de partida da Romaria da Penha é na Igreja de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, às 22h. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora percorre as avenidas João Machado, Dom Pedro II, Rua Walfredo Macedo Brandão (principal dos Bancários), Hilton Souto Maior e segue pela pista de acesso à Praia da Penha até chegar à Praça Oswaldo Pessoa, onde fica o Santuário.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas