Sele??o de trabalhos sobre o Piollin tem pr?mio de R$ 3 mil

4
0
COMPARTILHE

O maior circuito de espetáculos de artes cênicas do Estado, a Mostra Internacional de Teatro – Paraíba Encena (MIT-PB) está se preparando para, em outubro, ganhar os palcos de sete cidades paraibanas homenageando o Piollin Grupo de Teatro. Um edital de seleção para as homenagens contemplará um projeto artístico em fotografia, vídeo, material jornalístico e/ou demais linguagens que remontem à importância da companhia para o Estado. As inscrições estão abertas até 26 de agosto, com premiação no valor de R$ 3 mil.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

De 1º a 11 de outubro, 24 companhias teatrais entrarão em cena em João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras, contando com oito grupos locais, 11 nacionais e cinco do Peru, Colômbia, México, Espanha e França. A proposta é inserir o Estado em definitivo no mapa dos grandes eventos de artes cênicas do Brasil.

A MIT é 100% gratuita e, durante os 11 dias que cruzará a Paraíba, o público poderá assistir a espetáculos, shows e performances artísticas e participar de oficinas, palestras e debates que ocorrerão em paralelo. O objetivo é possibilitar o acesso da população ao que está sendo produzido nos palcos brasileiros. Ano passado, o projeto recebeu um público mais de 10 mil espectadores durante os dez dias em que ocorreu, em setembro e, em 2015, a projeção é triplicar este número, consolidando-se como uma das mais representativas do segmento teatral.

Em breve, a programação completa vai estar disponível no site do evento (www.mitpb.com.br), onde o público também poderá encontrar informações sobre os convidados, as atividades previstas, as sinopses dos espetáculos e se inscrever para as atividades de formação.

O homenageado

Como homenageado desta edição da mostra, o Piollin Grupo de Teatro ganhará uma exposição de 1º a 11 de outubro.

As inscrições estão abertas até 26 de agosto. Qualquer artista poderá participar, menos aqueles que estejam ligados à Secretaria de Estado da Cultura. O interessado deve elaborar proposta contendo ficha de inscrição assinada, declaração, lista dos materiais que serão utilizados, plano de execução, desenhos, fotografias, croquis ou rascunhos das obras e o nome do participante em todo o material.

Todas deverão ser enviadas pelo e-mail artemanhadeartes@gmail.com e as dúvidas podem ser tiradas pelo endereço curadoria@mitpb.com.br. As obras serão julgadas pelos critérios de pertinência ao conceito da exposição, excelência artística e originalidade. O resultado será divulgado provavelmente em 1º de setembro, durante solenidade de lançamento da programação oficial da MIT-PB.

A MIT-PB

A Mostra Internacional de Teatro nasceu em 2014, inspirada em alguns dos principais projetos do circuito nacional quanto ao seu alcance social e articulação com as esferas públicas e privadas como braço da difusão das artes cênicas entre a população.

O Piollin Grupo de Teatro

Na década de 1970, Luiz Carlos, um dos diretores da Federação Paraibana de Teatro Amador, conheceu Eliézer Filho, Marcélia Cartaxo, Sôia e Nanego Lira, todos na faixa entre 9 e 13 anos de idade. Em 1976, por ocasião de um festival organizado em Cajazeiras (PB), ofereceu aos jovens uma oficina de teatro que reunia, durante as férias escolares, crianças de outras cidades da Paraíba – tudo feito na base do improviso.

Era o início do Grupo Piollin, companhia que, anos mais tarde, alcançaria grande repercussão com o sucesso “Vau da Sarapalha” (1992), adaptada de um conto de Guimarães Rosa e dirigida por Vasconcelos. O espetáculo representou um marco da produção do teatro contemporâneo local. Depois de uma temporada por vários estados brasileiros, o Piollin chegou à Argentina, Venezuela, Chile e Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas