Semana da Água tem programação na PB; estado tem 58 açudes em situação crítica

31
0
COMPARTILHE

O Dia Mundial da Água será comemorado este ano na Paraíba com uma programação especial, que teve início nessa terça-feira (21). O evento é realizado pelo governo do Estado, em parceria com diversas instituições e órgãos no estado. Apesar das celebrações, a Paraíba não tem muito o que comemorar quando as duas maiores cidades do estado têm altos índices de desperdício e uma grande parte da Paraíba ainda está sem água nas torneiras.

 Leia também:

Água do São Francisco chega a Camalaú; veja vídeo

– Bomba da transposição não volta de SP e vazão de água continua reduzida na PB

– Em tempos de seca, JP desperdiça quase 40% da água tratada e CG, 30,7%

Nesta terça-feira, alunos da escola Manoel Souza Oliveira, em Patos, a 307 quilômetros de João Pessoa, participaram de uma palestra sobre o tema. Nesta quarta-feira (22), a instituição promove uma programação conjunta com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na quinta-feira (23), as instituições participantes farão mobilizações internas, e na sexta-feira (24), as atividades se encerram com palestra sobre a Transposição do Rio São Francisco.

A iniciativa, segundo Emanoel Lira, da secretaria de Saúde do Estado, tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da água, sua escassez e contaminação. Ele lembrou que além da escassez da água em algumas regiões, enfrentamos também o problema da baixa qualidade. “A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo”, disse. 

Emanoel disse que aproximadamente 20% da população mundial não tem acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene. “O ideal é que a gente tenha cuidado com a água todos os dias, principalmente para conservação, evitando o desperdício, pois muitos têm em mente que a água, por ser um bem natural, jamais vai acabar, mas na verdade já temos muitas regiões no planeta sem água, situações que achávamos que nunca iríamos ver. Por isso é preciso ter cuidado com o desperdício. Um minuto que cada habitante diminuir no banho vai gerar uma economia sem tamanho”, concluiu.

Situação dos açudes na Paraíba

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), há ainda 31 reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do volume total; 38 em observação (menor que 20%) e 58 em situação crítica (menor que 5%). Nenhum açude está sangrando no estado.


Correio Debate – 22 de março é o Dia mundial da… por tvcorreio

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas