Semana do Quadrinho tem feira, exposi??o e clube de leitura em JP

14
0
COMPARTILHE

Em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, a Coordenação de Quadrinhos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Associação Marca de Fantasia prepararam uma semana de atividades, que começa no dia 25 deste mês e se estende até o dia 30, na Gibiteca Henfil do Espaço Cultural. Em cinco dias de programação serão realizadas duas oficinas – uma de fanzine e a outra voltada para crianças. As atrações incluem exposição em homenagem ao Flama (de Deodato Borges), HQ Leituras, Estrogênio na Gibiteca, Quadrinhos & Ação, Feira de Quadrinhos e, pra finalizar, uma conversa com o tema “A História das Histórias em Quadrinhos no Brasil”.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

O acesso à maior parte das atividades é gratuito. Apenas para as oficinas de fanzine, ministrada por Paloma Diniz, e de quadrinhos para crianças, por Igor Tadeu, é cobrada taxa de participação no valor de R$ 50 por curso. Para a primeira, a faixa etária mínima é 13 anos e as aulas acontecem de 25 a 29 de janeiro, das 15h às 18h. Já a turma infantil é para crianças com idade de 8 a 13 anos, no turno da manhã, das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas até o dia 22, junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural da Funesc (DDAC). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Feira de Quadrinhos

No dia 30 de janeiro será realizada mais uma Feira de Quadrinhos, espaço aberto para a venda de HQs e outros materiais similares. A preferência é para a venda de quadrinhos próprios, para incentivar a produção autoral no Estado, mas ilustradores e colecionadores também podem solicitar mesas para vender seus acervos. As mesas são gratuitas e para participar os interessados devem entrar em contato pelo e-mail funesc.quadrinhos@gmail.com até o dia 22 de janeiro. A feira acontece em frente à Gibiteca Henfil (submezanino 2), das 14h às 18h.

Exposição em homenagem ao Flama

Seleção de imagens reunidas por Lancelott Martins na ocasião do falecimento de Deodato Borges, autor de As Aventuras do Flama, pai de Mike Deodato Jr. e figura de extrema importância para o incentivo do desenvolvimento das histórias em quadrinhos na Paraíba, principalmente dentro da imprensa. As obras foram produzidas por fãs do quadrinista, para prestar homenagem ao autor, falecido em 2014, e ao personagem, sendo selecionadas algumas delas para a exposição durante a Semana do Quadrinho Nacional. A abertura será dia 25 de janeiro, às 19h, na Galeria Novos Artistas (mezanino 2).

Estrogênio na Gibiteca

Encontro de mulheres interessadas em fazer ou consumir quadrinhos, videogames, ficção especulativa, RPG, entre outros. Espaço aberto para interação e trocas que geralmente não acontecem em outros ambientes, em geral de maioria masculina. Na sexta-feira, dia 29 de janeiro, às 19h, na Gibiteca Henfil (submezanino 2).

Quadrinhos & Ação

Inspirado no jogo clássico de desenho e adivinhação, serão formadas equipes que irão disputar entre si, utilizando apenas histórias com um ou mais quadros para descrever a ação, não pudendo escrever letras, números, fazer gestos ou mímicas. A diferença para o jogo tradicional é que ao invés de um único desenho, deve ser produzida dentro do tempo uma história em quadrinhos. Contudo, mais importante do que saber desenhar é conseguir passar a mensagem para o grupo adivinhar dentro do tempo estipulado. Será no sábado, dia 30, das 14h às 16h, em frente à Gibiteca Henfil (submezanino 2).

Oficina de fanzine, com Paloma Diniz

O fanzine é uma revista produzida de forma amadora, muito utilizada na divulgação de quadrinhos independentes, mas comum também em publicações voltadas para a música, literatura e outros. Pode ser feito a partir de processos simples, como colagens e xerox até outros mais sofisticados, como softwares de diagramação e serigrafias. Paloma Diniz é formada em Educação Artística pela UFPB. Leciona desenho clássico e técnicas básicas de narrativa gráfica e é arte-finalista para o mercado de quadrinhos. É diretora da editora Marca de Fantasia e participa do Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games do Mestrado em Comunicação da UFPB. Inscrições na DDAC até 22 de janeiro.

Oficina de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu

A oficina abordará os preceitos básicos da construção de uma história em quadrinhos de forma prática e atrativa para as crianças. Igor Tadeu atua desde 2005 como ilustrador, mesmo ano em que começou a produção de tiras e quadrinhos. Com o Coletivo WC, além de webcomics, publicou tiras no Jornal A União e as revistas Sanitário, além de publicar duas revistas solo de forma independente: One Hit Wonders (2012) e Uma História em cada Garrafa (2013), bem recebidas pela crítica especializada. Inscrições na DDAC até 22 de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas