Senador C?ssio pede transpar?ncia para casos de microcefalia

33
COMPARTILHE

Nesta quinta-feira (12), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) cobrou do Ministério da Saúde e do governo do Estado da Paraíba transparência na divulgação dos casos de microcefalia, uma anomalia caracterizada por crânio de tamanho menor que a média.

Leia também: PB confirma três casos de microcefalia em 2015; Saúde vai monitorar ocorrências 

“É preciso que a Secretaria Estadual de Saúde possa trazer as informações verdadeiras, que até agora não foram apresentadas à população, para que, em conjunto com o Ministério da Saúde, tanto em Pernambuco como na Paraíba e no Rio Grande do Norte, possamos ter uma orientação clara à população, com transparência, com verdade, do que realmente está acontecendo”, alertou o senador. 

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Nessa quarta-feira (11), em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência por conta do drástico aumento no número de casos da doença. “Todas as hipóteses estão sendo avaliadas”, disse Castro.

Em Pernambuco, estado vizinho, foram notificados 141 casos nos últimos quatro meses. Na Paraíba, três casos já foram confirmados em 2015. Para Cássio, é imprescindível que a população seja alertada sobre a proporção e os riscos do problema. A decretação do estado de emergência em saúde pública, em tese, significa a garantia de que os serviços de saúde tratem a questão da microcefalia com prioridade. A investigação das possíveis causas do aumento vai ser feita em conjunto por equipes do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas