Setembro amarelo chega ao fim com eventos sobre prevenção ao suicídio

54
0
COMPARTILHE

Eventos e estudos vão marcar o fim das comemorações do Setembro Amarelo, mês dedicado ao combate e a prevenção ao suicídio. Uma das ações vai acontecer nesta quarta-feira (28), na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa.


Leia mais Notícias no Portal Correio

A Nassau vai realizar o I Simpósio sobre Suicídio e Psicologia. O evento é aberto ao público, que deve doar 1kg de alimento não-perecível, que vai ser entregue ao abrigo para idosos Vila Vicentina.

O evento terá em sua programação com palestras, cineclube e vivências. As atividades ocorrem no auditório da faculdade, que fica na avenida Epitácio Pessoa, número .1201, no Bairro dos Estados.


Estudo analisou o suicídio

O professor e psicólogo social Nilton Formiga promoveu um estudos com jovens paraibanos onde mostrou que o suicídio não dever ser tratado apenas como um transtorno psíquico, mas também como um problema que começa de forma simples, sem suspeita e por ideias relacionadas à morte e sobre a desesperança de si mesmo.

“Por exemplo, a insatisfação pessoal, rejeição e repúdio pessoal. Esses fatores influenciam nos sentimentos e julgamentos sobre as suas próprias capacidades e correlacionaram positivamente com o pensamento e ideação suicida”, comentou o professor.


Pilates ajuda a afastar a ideia suicida

Uma das ferramentas que auxilia no tratamento da depressão é o pilates, técnica que desenvolve mente e corpo por meio de exercícios físicos e alongamentos.

O exercício regula os neurotransmissores cerebrais, responsáveis por enviar o impulso nervoso de um neurônio ao outro, resultando em uma melhora nas conexões do cérebro.

“O pilates é um método que conecta a mente e o corpo de forma tranquila, sem muito impacto. Ou seja, para indivíduos que se sentem muito cansados ou que possuem uma falta de interesse por atividades, como é o caso da depressão, a prática deste exercício não requer inicialmente que saiam tanto da sua zona de conforto. Mas aos poucos, quando começam a perceber os benefícios, se motivam a conseguir um aumento destas melhorias”, afirmou Eduardo Silva, educador físico.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas