Shoppings e supermercados v?o ser fiscalizados para cumprir regras de estacionamento

10
0
COMPARTILHE

Estabelecimentos privados como shoppings, supermercado e lojas serão fiscalizados pelos agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, que vão conferir se os locais estão cumprindo a legislação sobre vagas de estacionamentos especiais para idosos e portadores de deficiência. A informação foi dada do Portal Correio, nesta quarta-feira (6), pelo superintendente do órgão, Carlos Batinga.

Leia também: Estatuto da Pessoa com Deficiência entra em vigor com garantia de mais direitos

“Apesar das áreas serem privadas, mas a fiscalização é da Semob. Um comunicado será enviado nos próximos dias aos estabelecimentos para orientá-los sobre a disponibilidade de 5% do estacionamento para vagas especiais. Os espaços reservados deverão estar sinalizados. Caso a lei seja descumprida, o local será multado”, avisou Carlos Batinga.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O superintendente disse ainda que um levantamento das vagas especiais em João Pessoa já é feito. Ele falou que os agentes de trânsito já estão nas ruas para coibir a imprudência de motoristas que estacionarem em vagas reservadas. “É uma política nossa respeitar o estacionamento em calçadas, vagas para idosos e deficientes, além da faixa de pedestres. Caso os agentes encontrem a irregularidade, eles deverão multar os condutores”, avisou.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano a multa para o motorista que estacionar em vagas reservadas para idosos e condutores com alguma deficiência teve reajuste de 140%. Aumentou de R$ 53,20 para R$ 127,69. Além disso, ao invés de três pontos, o condutor será punido com 5 pontos na carteira, porque a infração passa de leve para grave. Outro agravante é que o veículo poderá ser removido pela autoridade de trânsito

Outra mudança é que esta regra se aplica apenas as vagas reservadas de estacionamento nas ruas. Quem estacionar nos espaços reservados a idosos e portadores de necessidades em espaços comerciais, como supermercados e shopping centers, também estará sujeita a mesma penalização.

“Para ter acesso às vagas especiais, o motorista deve procurar a Semob, na BR-230, no bairro do Cristo Redentor, e fazer o cadastro. Para isso é necessário documentos que comprovem a idade e a deficiência”, alertou o superintendente Carlos Batinga.

As inovações foram introduzidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir da entrada em vigor da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que cria a política Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Foi dado um prazo de seis meses, que venceu agora em janeiro, para esta legislação ser implementada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas