Shows do projeto Music From Para?ba 2 chegam a Catol? do Rocha

0
COMPARTILHE

O município de Catolé do Rocha, no Sertão do estado a 411 quilômetros de João Pessoa, recebe, nesta quinta-feira (11), uma edição extra de shows do projeto Music From Paraíba 2.

Leia mais Entretenimento no Portal Correio

A atividade é uma parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) com a Universidade Estadual (UEPB) e marca o encerramento da II Semana Acadêmica do CCHA do campus.

As atrações são o cantor Escurinho, bandas La Gambiaja e Assis Rosa & Trio Catolé (forró pé de serra). O evento começa às 20h30 e tem como palco o restaurante Recanto do Sertão. A entrada é gratuita.

O principal show da noite fica por conta de Escurinho, pernambucano nascido em Serra Talhada radicado na Paraíba. Compositor, cantor e percussionista, atua também no teatro como ator e na criação de trilhas.

Sua formação musical vem da sua experiência com o pai que se apresentava cantando em festas e a convivência com as manifestações populares típicas das cidades do interior do nordeste.

Interprete performático, traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos que vai do xote ao reggae, do experimentalismo ao rock, do forró ao baião, do caboclinho ao boi de reizado, do maracatu ao coco de embolada.

Foi em Catolé do Rocha que o músico iniciou sua carreira quando emigrou, na década de 70. Naquela época fundou, ao lado de amigos como o compositor Chico César, o grupo “Ferradura” marcando os festivais e shows do Sertão paraibano.

No começo dos anos 80, chegou a João Pessoa e logo participou do grupo “Jaguaribe Carne” junto com Paulo Ró e Pedro Osmar. No teatro foi premiado em 1992, pela criação e execução da trilha sonora do espetáculo “Vau da Sarapalha”, no XIII Festival Nacional de Teatro, em São Paulo.

Paralelo à sua atuação em festivais de música e teatro, idealizou e montou em 1995 o show “Labacé”, que leva o nome de seu primeiro CD, com boa repercussão na cena local e nacional. Seu segundo álbum, “Malocage”, também teve boa aceitação do público e da crítica. Em 2013, lançou o seu terceiro CD “O Princípio Básico”, que tem patrocínio do BNB através do Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES.

Este ano, o artista finaliza o seu 4º CD, “Ciranda de Maluco”, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), e também apresenta o show homônimo em praças públicas através de projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).

La Gambiaja

Com mais de uma década de história, La Gambiaja é uma das bandas autorais mais antigas de João Pessoa. O estilo musical envolve uma fusão de gêneros e influências que fazem parte da formação musical dos integrantes Genaro Camboim (guitarra e vocal), Nielsen Silva (bateria), Edy Gonzaga (baixo), Marcos Deparis (teclado, órgão e piano) e Léo Gomes (vocal).

Ao longo dos anos, o grupo amadureceu, criou identidade e conquista cada vez mais o público. Em 2014, anunciou o lançamento do álbum intitulado “Kali Yuga”, um trabalho conceitual cujo tema é sintetizado nos problemas que assolam as grandes metrópoles contemporâneas.

Para a mitologia hindu, Kali Yuga é o período em que vivemos, uma era em que a humanidade chega ao máximo de desintegração, violência e decadência moral. “A música está vinculada a questões sociais e pode agir como um trampolim para discutir coisas mais sérias, ainda que de uma forma satírica.

No álbum Kali Yuga, associamos a mitologia à estética contemporânea para tratar desses temas”, explica Genaro Camboim, compositor. O álbum tem apoio do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e da Funjope.

Serviço: Music From Paraíba em Catolé do Rocha

Atrações: Escurinho, La Gambiaja, Assis Rosa & Trio Catolé

Data: quinta-feira (11 de junho)

Hora: 20h30

Local: Recanto do Sertão (Rodovia PB-323, km-02, Catolé do Rocha)

Entrada: gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas