SMS intensifica a??es de combate ao mosquito Aedes aegypti em Jo?o Pessoa

16
0
COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Vigilância Ambiental, intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegypsti em João Pessoa, e inclui visita domiciliar dos agentes ambientais com orientações aos moradores, aplicação de larvicida e inseticida nos focos do mosquito e recolhimento de pneus em vários pontos da cidade. Mosquito é transmissor dos vírus da dengue e da zika.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nilton Guedes, explica que a visita domiciliar tem caráter educativo e resolutivo. “O agente, dentro do espaço do cidadão, pode mostrar os locais que podem servir de criadouro para o mosquito. Se encontrar depósito com a presença de larvas, ele fará a aplicação do larvicida”, disse.

Ainda de acordo com ele, o recolhimento de pneu nos terrenos é de extrema importância no combate ao Aedes aegypti, pois é um dos principais criadouros do mosquito. “É um trabalho que já desenvolvemos rotineiramente, mas neste momento precisamos fortalecer ainda mais”, disse.

Participação da população

O gerente da Vigilância Ambiental chama atenção para a participação da população no combate ao mosquito. “Não é apenas o inseticida que vai eliminar o mosquito, é fundamental o entendimento das pessoas sobre a mudança de atitudes, direcionar o descarte de forma correta ao invés de jogar nos quintais e terrenos baldios e evitar o acúmulo de água parada”, alertou Nilton.

Só neste ano, a Vigilância Ambiental já recolheu mais de 90 mil pneus na cidade e mais de 300 mil casas foram dedetizadas, além de prédios e sucatas.

Alguns cuidados são muito importantes, a exemplo de manter bem tampado tonéis de água, manter caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas