Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Planejamento

Justiça seja feita. Em tempos em que prefeitos reclamam das limitações financeiras e a atribuem a ela o marasmo das gestões e a interrupção de obras, e com lastro de verdade em suas afirmações, o governador Ricardo Coutinho dá uma lição aos que só resmungam e aqueles que tentam disfarçar incompetência de crise.

Assim como nos municípios, o Estado, tal qual outras unidades da Federação, até as mais poderosas, também atravessa um período de duras restrições nas suas finanças e igualmente amarga os dissabores das quedas no fundo de participação. Com algumas diferenças. Vamos a elas.

Mesmo sob a égide da crise, Ricardo não diminuiu o ritmo das ações iniciadas no mandato anterior, tanto que acabou de inaugurar a nova Vila Olímpica em João Pessoa, e a reforma do Perpetão, em Cajazeiras, para ficar nesses dois exemplos mais recentes e inseridos na pasta dos Esportes.

Enquanto a maioria dos gestores enfrenta atraso de salários, o Governo vem conseguindo manter o cronograma de pagamentos dos servidores, sem sobressaltos e ameaças à normalidade do calendário mensal. O Estado não precisou cortar o orçamento de novos investimentos. Pelo menos por enquanto.

Bom, mas por que o Estado registra essa façanha impossível à maioria esmagadora das prefeituras? A resposta veio ontem da boca do secretário Tárcio Pessoa, e atende pelo nome de ‘planejamento’. Só com planejamento é possível se precaver e se antecipar a cenários nebulosos. Na iniciativa privada e na esfera pública.

Ele revelou que já em agosto o Governo mapeou os primeiros sinais das dificuldades que estavam por vir. Avisado, o governador deu comando das previdências necessárias, diante do ambiente de incertezas. Medidas de ajustes feitas na hora certa e que hoje se materializam como determinantes no enfrentamento da crise com os pés no chão. O que faltou aos gestores que hoje assistem suas administrações na porta da UTI.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.