Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Samu acusa Trauma de descumprir TAC e continuar retendo macas

Oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram fotografadas na manhã deste sábado (4) estacionadas no pátio do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A imagem foi compartilhada em grupos de WhatsApp e levada ao ar na edição deste sábado do programa Correio Verdade, da TV Correio.

Seis viaturas seriam da Capital e outras duas de cidades do interior do estado. A coordenação do Samu informou à TV Correio que os veículos estavam no Trauma por causa da retenção de macas. Os equipamentos que acomodam pacientes são retirados das ambulâncias e ficam no hospital enquanto essas pessoas são atendidas.

O Hospital de Trauma de João Pessoa disse, em nota à TV Correio, que alguns atendimentos precisam ser feitos nas macas do Samu, quando o paciente não pode ser transferido para outro equipamento, mas são imediatamente liberadas quando os procedimentos são concluídos.

A TV Correio apurou que há viaturas que chegam a ficar 24 horas paradas no Trauma aguardando o retorno das macas. Por volta do meio-dia deste sábado (4), não havia mais nenhuma ambulância do Samu estacionada no pátio do hospital.

O problema de retenção de macas é antigo. Em 2014, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que considera retenção quando o equipamento fica mais de 30 minutos preso no hospital. Enquanto o Samu costuma denunciar o Trauma pelos problemas, o hospital sempre nega que esteja retendo macas na unidade e ninguém é responsabilizado.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.