Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Xeque-mate

O xadrez é um jogo que exige concentração e inteligência para dar o lance certo e …xeque-mate. A política é parecida, principalmente, no período de costura de alianças e composição das chapas majoritárias. Uma jogada errada pode fortalecer o inimigo e fazer o favoritismo de determinado candidato dar com os ‘burros n’água’, como diz o dito popular.

Exemplos recentes desse tipo de situação não faltam. Quem não lembra do favoritismo do senador Cássio Cunha Lima, na disputa pelo Palácio da Redenção em 2014, contra o governador Ricardo Coutinho? Desde que Cássio anunciou a candidatura, a vitória era tida como certa pelos aliados. Realmente era favorito, diante do desgaste do governador, que estava buscando a reeleição.

A confiança na vitória era tão grande que os tucanos se deram ao luxo de lançar uma chapa puro sangue, desprezar a força política de Cícero Lucena e impedi-lo de concorrer à reeleição. E nessa pisada, armaram o xeque-mate contra eles mesmos ao rejeitar José Maranhão como o candidato ao Senado da chapa e, consequentemente, o apoio do PMDB. O resultado todos sabemos.

Para quem acha que pode eleição se ganha no primeiro turno, como já ouvi de alguns aliados de determinado candidato, é bom estudar muito bem as jogadas, deixar o salto alto para o dia da posse, se chegar lá claro, e não desprezar antigos e possíveis aliados. A política não perdoa lances errados. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Trabalhando

O vereador Raoni Mendes ainda não assumiu a presidência do PTB da Capital – a posse será dia 29 – mas, já está trabalhando. “Entro com determinação na presidência do partido. Sou grato pela confiança e a prioridade é para preparar o partido para as eleições majoritária e proporcional”, declarou à coluna.

Filiando

Raoni anunciou que, além da filiação de Major Fabio, prepara o ingresso do procurador federal Cláudio Emilio, do vice-presidente do CRECI, Lamarck Leitão, entre outros, à legenda.

Cafuçú

Simpático e como um ‘legítimo’ cafuçú, o deputado Manoel Júnior foi visto desfilando pelo Centro Histórico da Capital, na última sexta-feira. É a política…

Sem parar

O deputado estadual Edmilson Soares (PEN) não para de trabalhar. Passou as festividades carnavalescas mantendo contatos políticos com aliados visando as eleições de outubro.

Abandono

O vereador Felipe Leitão deve anunciar esta semana o partido no qual se ingressará. Hoje, ele está no SD. Abandonará a legenda porque se desentendeu com Benjamin Maranhão.

Batendo panela, mas na janela

“Só batem panela contra os programas sociais do governo federal que beneficiam os pobres. Menti?”. A análise é do padre Djacy Brasileiro. Sinceramente, acabo tendo que concordar. E mais, batem panela da varanda, mas não têm coragem de ir às ruas mostrar a cara. Os últimos protestos compravaram. Bater panela é fácil…

Comentários 1

O ex-deputado Walter Brito Neto tem usado o microblog Twitter para comentar, digamos assim, sobre a pretensa ou suposta pré-candidatura à reeleição do prefeito Romero Rodrigues.

Comentários 2

“A candidatura à reeleição de Romero está com os dias contados, logo ele que articulou tanta coisa para impedir a nossa candidatura!”, escreveu Walter Brito Neto.

Comentários 3

Para quem não lembra, ele foi o primeiro parlamentar no País a ter o mandato cassado por infidelidade partidária. Walter Brito Neto se declara pré-candidato a prefeito de Campina.

Comentários 4

Voltando a Romero, em entrevista recente ao Correio Debate (CorreioSat), o senador Cássio Cunha Lima garantiu que a chapa será repetida. Então…

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.