TCE notifica PMJP e alega ‘jogo de empurra’ com Cagepa sobre esgoto em praias

4
0
COMPARTILHE

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), foi notificado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) para que a prefeitura tome iniciativas de contenção de despejos de esgotos na orla.


Leia também: ‘Sim, pode ter esgoto’, diz engenheiro da Cagepa sobre situação das praias em JP

“Há um jogo de empurra entre a prefeitura e a Cagepa em torno desse problema resultante, ao que se sabe, do lançamento clandestino de dejetos em galerias pluviais”, afirmou o conselheiro Fernando Catão, que pediu que a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) também fosse notificada sobre o problema.


Leia mais Notícias no Portal Correio

A última vez em que possível esgoto foi flagrado sendo despejado na orla foi no dia 3 deste mês, quando internautas gravaram um vídeo registrando o problema.

A possibilidade de esgoto estar sendo despejado nas galerias, indo em direção a região da orla, foi confirmada pelo engenheiro Ricardo César, da Cagepa.

“É possível que existam ligações clandestinas de esgotos na rede de galerias pluviais, só que a Cagepa não tem condições de identificar essas ligações, até porque são ligações subterrâneas. Quem teria condições de identificar seria a Seinfra que, provavelmente, possui um cadastro das galerias pluviais e poderia identificar essas ligações”, afirmou Ricardo César.

Ao Portal Correio, a assessoria de comunicação da Cagepa informou que a companhia ainda não foi notificada, mas adiantou que o problema do esgoto despejado na orla é referente à galerias pluviais, que são de responsabilidade da prefeitura.

“Adiantamos, no entanto, que os problemas nos pontos citados pelo TCE-PB se referem à galerias pluviais, de responsabilidade da PMJP. À Cagepa, cabe a responsabilidade de gerir a rede de esgotamento sanitário”, afirmou a Cagepa.

A Prefeitura de João Pessoa informou que iria divulgar uma nota sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria, o texto não foi enviado.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas