TCU julga contas de 2015 de Dilma e relator aponta novas irregularidades; assista ao vivo

12
0
COMPARTILHE

Enquanto a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) participa de audiência pública em João Pessoa, no Espaço Cultural, sua gestão novamente passa pelo crivo do Tribunal de Contas da União (TCU). Começou há pouco a sessão extraordinária que analisará o parecer prévio das contas de Dilma, referentes ao exercício de 2015.

O ministro José Múcio Monteiro é o relator do processo que subsidiará o julgamento a ser feito pelo Congresso Nacional. Ele aponta vários indícios de irregularidades também nessa prestação de contas.

Leia mais sobre Política no Portal Correio

A análise do relatório de contas do governo é feita anualmente, abrangendo orçamento e atuação governamental, a partir da consolidação, pela então Controladoria-Geral da União (atual Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle), de dados obtidos em diversos órgãos governamentais.

O relatório do ministro José Múcio aponta indícios de irregularidades.”Do mesmo modo que ocorreu ano passado, foram identificados indícios de irregularidades na gestão orçamentária e financeira e possíveis distorções nas informações contábeis e de desempenho”, disse Monteiro no início da apresentação de seu relatório.

Entre as possíveis irregularidades, segundo ele, está a reedição dos atrasos, pelo governo, nos repasses de recursos a bancos públicos para pagamento de programas. Essa prática, chamada de “pedalada fiscal”, também foi identificada em 2014 pelo TCU que, por conta disso, acabou recomendando ao Congresso a rejeição das contas de Dilma referentes àquele ano.

 

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas