Teatro Santa Roza tem reforma de R$ 1,6 mi e poderá ser reinaugurado ainda este ano

66
0
COMPARTILHE

Um dos mais antigos teatros do Brasil, o Teatro Santa Roza, que fica na Praça Pedro Américo, no Centro de João Pessoa, deve voltar a funcionar ainda neste ano. Com atividades suspensas desde 2013, o teatro passa por um novo processo de reforma orçado em R$ 1,6 milhão, com substituição da caixa cênica, que estava com equipamentos estragados e desatualizados. O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou que a entrega da reforma será feita nas comemorações de aniversário dos 431 anos de João Pessoa, em 5 de agosto.


Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com a diretora do Teatro Santa Roza, Adriana Pio, houve troca de madeira na estrutura, reforma da área de palco e do sistema de ar-condicionado, que não funcionava.

“A caixa cênica, que não havia sido contemplada na licitação anterior, era uma necessidade urgente, já que boa parte do equipamento estava obsoleta. Tivemos uma reunião com a empresa que ganhou a licitação para esta última etapa”, contou Adriana.

A demora de pouco mais de três anos em terminar a reforma foi classificada como “normal” pela direção do teatro devido às especificidades que a estrutura dele apresenta, inclusive a caixa cênica, que abrigava equipamentos podres e com risco de incêndio.

“Eu assumi o teatro em 2014 e o que vejo é que é uma reforma delicada; mexemos em uma edificação tombada pelo Patrimônio Histórico, que tem quase 127 anos, que não recebia uma reforma profunda há mais de 30 anos. Alguns equipamentos estavam podres e não eram antichamas. Isso tudo vem sendo modificado para deixar o teatro pronto e modernizado”, afirmou Adriana Pio.

Durante a reforma, o teatro chegou a ter equipamentos furtados em 2015, mas que, segundo a diretora, foram repostos pela empresa responsável pela execução da obra de engenharia civil após ficar comprovado que ela não havia disponibilizado segurança para o teatro.


Previsão é de retorno ainda este ano

Ainda segundo Adriana Pio, a reinauguração do teatro poderá ocorrer em meados de outubro.

“Imagino que as atividades voltem em outubro ou novembro, mas não é uma certeza. Assim que finalizar a obra, o Estado deverá fazer a reinauguração e devolver essa importante peça histórica e cultural para a Paraíba. Não temos ainda uma data definida e estamos em discussão com o conselho da Fundação Espaço Cultural para adequação de estratégias de como vai ser a política de ocupação do Santa Roza”, concluiu Adriano Pio.


Teatro já foi cinema e sede da ALPB

Inaugurado em 3 de novembro de 1889, o Teatro Santa Roza tem estilo arquitetônico neoclássico, com influência greco-romana, e linhas influenciadas pelo barroco italiano.

Além de teatro, o Santa Roza já abrigou um cinema, entre os anos de 1911 a 1941, e foi palco do primeiro filme falado assistido no estado. O local também abrigou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), entre os anos de 1929 e 1930.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas