Temer diz que Congresso vota “adequadamente” a reforma pol?tica

0
COMPARTILHE

O presidente da República em exercício, Michel Temer, disse nesta quinta-feira (11) que o Congresso Nacional está “agindo adequadamente” na condução da reforma política, que está sendo votada na Câmara. Temer evitou comentar propostas específicas que já foram aprovadas, mas concordou com a manutenção do voto obrigatório e disse que considera uma vitória a chegada da reforma política ao plenário da Casa.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

“Foi muito positiva pelo fato de, pela primeira vez depois de muito tempo, ter chegado ao plenário da Câmara a reforma política. Já foi uma vitória do próprio Congresso Nacional. Acho que há muito tempo se ansiava que se levasse a plenário e pela primeira vez se conseguiu levá-la”, disse ele.

Sobre a manutenção do voto obrigatório, Temer ressaltou que, “conceitualmente”, é a favor do voto facultativo, mas aprova a decisão do Congresso de manter o atual sistema. “Confesso que conceitualmente sou a favor do voto facultativo, cada um deve fazer do exercício da cidadania aquilo que acha que deva fazer. No presente momento, a preocupação é que a inexistência do voto obrigatório torne pouco representativo aquele que chegar ao poder. Então acho que, por enquanto, talvez o voto obrigatório seja mais importante.”

Além da manutenção do voto obrigatório, a Câmara aprovou o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, a mudança na data de posse de presidente e governadores e a redução da idade mínima para candidatos ao Senado, Câmara dos Deputados e governos estaduais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas