Termina nesta sexta vacinação contra gripe; Paraíba imunizou 65% do público-alvo

12
0
COMPARTILHE

Termina nesta sexta-feira (26) o prazo de vacinação para a população prioritária se imunizar contra a gripe em todo o Brasil. Na Paraíba, segundo dados do Ministério da Saúde, até essa quarta-feira (24), apenas 702 mil das 924,5 mil pessoas que deveriam se vacinar receberam a dose de imunização. Com isso, apenas 65% do público-alvo foi imunizado.


Leia mais Notícias no Portal Correio

Na Paraíba, a adesão do público-alvo está em 55,8% entre as crianças; 73,9% trabalhadores de saúde; 68,7% gestantes; 74,2% puérperas; 82,5% indígenas; 70,9% idosos; e 40,6% entre os professores.

De acordo com a coordenadora nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, é grande a importância do público-alvo se imunizar dentro do prazo de vacinação para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos.

“É importante que a população que faz parte do público-alvo da campanha se vacine neste período para estarem protegidos quando o inverno chegar. A vacina contra a gripe demora 15 dias para fazer efeito no organismo, por isso o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza”, destacou Carla Domingues.


Quem pode se vacinar

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas